Mulher+Solidária: Hemorio convoca mulheres à doação de sangue

12ª edição da campanha tem como madrinha atriz Juliana Paes: ação visa alertar o público feminino para a importância da prática

3yejdqmtu2ma1d9db6ose767lComeça nesta terça-feira (26/5), e vai até a quinta-feira (28/5), a 12ª edição da campanha Mulher + Solidária, realizada pelo  Hemorio para convocar a população feminina do estado do Rio de Janeiro a doar sangue. Esta edição da campanha tem como madrinha a atriz Juliana Paes.

Nestes três dias de campanha, o Hemorio vai realizar palestras e workshops para as doadoras que comparecem à unidade, no Centro da cidade. A ação busca alertar o público feminino para a doação voluntária de sangue, já que o número de mulheres que doam frequentemente é muito baixo em relação aos homens.

– Mais da metade da população do estado do Rio de Janeiro é do sexo feminino e, no entanto, entre os doadores, elas representam apenas 35%. Nos últimos anos, esse índice mostrou aumento, mas ainda assim, é preciso melhorar – alerta a chefe do serviço de hemoterapia, Esther Lopes.

Sempre envolvida em ações sociais, a atriz Juliana Paes é madrinha desta edição da campanha e destaca a importância do ato solidário que é a doação de sangue.

– Aceitei participar porque me solidarizo com o tema. Doar sangue é um ato de generosidade e de amor incondicional, assim como a maternidade. Acho valioso incentivar a doação feminina. Portanto, mulheres, vamos lá. Também sou mãe, trabalho fora, cuido da família e reservei um tempinho para apoiar a campanha. Se cada uma de nós doar uma hora do seu dia, os bancos de sangue não vão esvaziar nunca mais –   defende a atriz.

O Hemorio é o hemocentro coordenador que distribui sangue e derivados para aproximadamente 200 hospitais públicos do Estado do RJ.

Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário trazer um documento oficial de identidade com foto (original), estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos.  Jovens com 16 e 17 anos podem doar sangue com declaração expressa dos pais e / ou responsáveis, cujo modelo pode ser encontrado no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é preciso estar de jejum, mas é importante evitar alimentos muito gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Os doadores serão cadastrados e vão responder um questionário que avalia se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue e, em seguida, são encaminhados para a triagem clínica.

Para mais informações, o voluntário pode entrar em contato com o Disque Sangue (0800 282 0708), onde são esclarecidas dúvidas e informados os endereços dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo Rio de Janeiro.  O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados) das 7 às 18 horas.

SERVIÇO:

12ª edição da Campanha Mulher + Solidária
Data: 26, 27 e 28 de maiode 2015
Horário: 9h às 18h
Local: Hemorio
Rua: Frei Caneca, 8
Centro​​ Rio de Janeiro-RJ

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *