Na Semana Nacional do Doador de Sangue, Hemorio terá grande coleta móvel na Cinelândia

Objetivo é bater recorde de mil voluntários e garantir estoques de sangue no Natal

Na Semana do Doador, o Hemorio preparou uma série de ações e parcerias para conscientizar para a importância da doação de sangue e aumentar seus estoques para as festas de fim de ano. A programação começa nos dias 25 e 26 na Cinelândia, com um grande pólo para doação de sangue, artistas de rua e mobilização de pedestres das 9h às 17h.

Na sede também vão acontecer palestras e eventos voltados para o público jovem, pensando numa nova geração de doadores, com apresentações musicais e homenagem aos destaques do ano. Até o dia 29 de novembro, são esperados cerca de 2000 candidatos.

Informações ao doador – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.  O modelo da autorização pode ser adquirida através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

Hemorio – O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Hoje no Brasil apenas 2% da população é doadora de sangue. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *