Nova edição da campanha Universitário Sangue Bom leva mutirão de doação de sangue para faculdades do RJ

Edições anteriores já foram responsáveis pela coleta de 3.600 bolsas de sangue, suficiente para salvar a vida de pelo menos 10 mil pessoas

996897_637042302981392_733137476_nO maior movimento universitário de doação de sangue do Brasil está de volta. Nesta segunda-feira (12), o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), inicia a 6ª edição da campanha ‘Universitário Sangue Bom’, que levará coletas itinerantes de sangue para 8 faculdades na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Criada por jovens e para jovens, a campanha, idealizada pela Agência Campi, já coletou mais de 3600 bolsas de sangue nas edições anteriores. O objetivo é envolver os universitários numa corrente em prol da responsabilidade social. O diferencial da campanha é mostrar a doação de sangue de um modo inovador, com uma linguagem descolada e descontraída.

– O Universitário Sangue Bom tem como principal objetivo incentivar e conscientizar os jovens, que são os grandes ditadores de comportamento e, nesse caso, serão os doadores de amanhã. O engajamento é feito através de ações diferenciadas que passam positividade e reforçam a importância desse ato cidadão – afirma Caio Barreto, Diretor de Execução da agência idealizadora do projeto.

Com o slogan “Mostre que você tem atitude correndo nas veias”, a divulgação do ‘Universitário Sangue Bom’ terá forte presença dentro das faculdades e nas redes sociais. Para Clarisse Lobo, diretora geral do Hemorio, os canais digitais são estratégicos para atingir este público específico.

– Os jovens universitários, além de sempre estarem dispostos a participar de ações sociais, se mostraram grandes disseminadores do tema nas redes sociais, contribuindo para o sucesso da campanha – explica Clarisse Lobo, diretora geral do Hemorio.

A campanha ainda conta com o apoio de padrinhos como o surfista Carlos Burle e os atores Alexandre Borges, Milena Toscano e Lua Blanco.

Confira a programação completa:

Semana 1

12/08 – Unilasalle – Niterói

13/08 – Unigranrio – Barra

14/08 – UVA – Tijuca

16/08 – IBMEC – Centro

Semana 2

19/08 – Estácio – Lapa

20/08 – FGV – Botafogo

21/08 – UCAM – Centro

22/08 – Unigranrio – Caxias

23/08 – Unigranrio – Caxias

Mais informações:

facebook.com/universitariosanguebom

universitariosanguebom.com.br

twitter.com/univsanguebom

Doação de sangue – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos (incompletos), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos, podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (http://hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS. A unidade funciona todos os dias, de 7 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos no Estado.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *