Nova Friburgo comemora sucesso da Praça da Ciência Itinerante

unnamedA Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior de Nova Friburgo – Região Serrana do Estado do Rio – promoveu nos dias 18 e 19 de setembro a exposição interativa do Projeto Praça da Ciência Itinerante, formada por materiais construídos nas oficinas de formação de professores do Cecierj, kits experimentais de grande porte e um planetário inflável. A exposição esteve aberta ao público no Espaço de Convivência da Terceira Idade (anexo ao Clube Xadrez), na Praça do Suspiro, e recebeu aproximadamente 600 pessoas de diversos grupos escolares públicos e privados, além do público em geral, oferecendo um variado leque de atividades de forma ativa e criativa que começaram pela manhã e foram até o entardecer.

O público teve à disposição oficinas variadas que envolvem biologia, física, matemática, química e artes como Vivenciando Ciência, Curiosidades da Física, jogos e desafios matemáticos; Química com Alegria; sexualidade; Ciência na bolha de sabão e Ciência Ativa, além de um planetário inflável, composto por uma cúpula com imagens de céu noturno. Os espectadores puderam observar e compreender os movimentos celestes despertando a curiosidade para os aspectos relativos ao universo, simulando o céu de cada estação e abordando temas básicos de astronomia como o conceito de constelação, a distribuição das estrelas e as características de alguns planetas.

O Praça da Ciência é um projeto de educação continuada e divulgação científica criado em 1994 pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro. É coordenado pela Fundação Cecierj, em parceria com outras instituições públicas de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *