Nova Friburgo promoverá Campanha do Dia Mundial de Combate à Aids

A secretaria de Saúde de Nova Friburgo, através da subsecretaria de Vigilância em Saúde e do programa DST/Aids, promoverá no dia 1º de Dezembro a campanha do Dia Mundial de Combate à Aids no município.

A Campanha terá início em Nova Friburgo às 8h, com a missa em ação de graça pela vida na Catedral São João Batista, na Praça Demerval Barbosa Moreira, e, em seguida, será ofertado um café da manhã para os portadores, em parceria com a Pastoral pela Vida.

Serão promovidas ações de conscientização com a distribuição de panfletos informativos, além de preservativos e gel lubrificante.

Durante o dia será realizada a testagem rápida do HIV e Sífilis, de 8h as 16h,  na policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune – Posto do Suspiro – e no Ambulatório Bento XVI – da Catedral São João Batista e de 9h as 16h nas Estratégias de Saúde da Família, de Amparo; Lumiar; Nova Suiça; Olaria 2; Olaria e Riograndina.

O teste rápido para o diagnóstico de HIV leva apenas 15 minutos, necessitando apenas de uma gota de sangue da ponta do dedo para fornecer o resultado.  Não é necessário jejum prévio, sendo requisitado apenas um documento de identidade original com foto.

Segundo o Ministério da Saúde, desde a segunda metade da década de 90 as pesquisas mostram que o tratamento antirretroviral diminui drasticamente a mortalidade por AIDS e aumenta a expectativa de vida das pessoas vivendo com HIV.

 A meta 90-90-90 pretende a eliminação dos níveis epidêmicos do HIV/AIDS até 2030. Diagnosticar e tratar cada vez mais pessoas reduzirá ainda mais o vírus circulante. Estima-se quase 37 milhões de pessoas ao redor do mundo com HIV, entretanto menos de 20 milhões estão diagnosticadas, 15 milhões estão em tratamento e apenas 11.6 milhões apresentam supressão viral.

O foco para os próximos anos será a testagem de cada vez maior entre as populações mais vulneráveis ao HIV, integrada à estratégias de prevenção combinadas que devem utilizar, além da camisinha, a PEP (profilaxia pós-exposição), a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e estratégias de redução de danos entre pessoas que usam drogas.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *