Nova Friburgo receberá o serviço de mamografia móvel

mamografo_movelAntecipando o movimento mundial de combate ao câncer de mama – o Outubro Rosa – a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através da Secretaria de Saúde, traz ao município a unidade móvel para a realização de exames de mamografia, ultrassonografia e biópsia – gratuitamente – a partir de 18 de setembro.

A unidade móvel ficará estacionada em frente à Prefeitura até o dia 8 de outubro e, neste período, estarão disponíveis exames de mamografia e ultrassonografia de caráter eletivo, através do encaminhamento prévio da Secretaria de Saúde.

O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e feriados, das 8h às 15h. O aparelho tem capacidade para realizar, diariamente, cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. Os exames duram 20 minutos em média.

A partir da próxima segunda-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde será responsável pelo agendamento, pelo repasse de informações preparatórias para a realização dos exames, assim como pela entrega dos resultados, que acontece em até 15 dias após a realização dos exames.

Desde o início de seu funcionamento, em janeiro de 2014, o mamógrafo móvel já realizou 675 ultrassonografias e 1.968 mamografias, beneficiando mais de 2.600 pacientes em todo o estado.

Serviço – O aparelho móvel disponibiliza exames digitais de mamografia e ultrassonografia a pacientes do Sistema Único de Saúde e também realiza biópsias mamárias ali mesmo, caso o médico detecte alguma alteração, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento. A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, que registra cerca de 13 mil mortes por ano em razão deste enfermidade.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br/

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *