Novas técnicas para obtenção de altíssima resolução em exames de moléculas, partículas e órgãos em ação

No dia 28 de novembro, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), instituto da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em Belo Horizonte, receberá o prof. Dr. Frederick J. Beekman, chefe da seção de radiação, detecção e imagens médicas da Delft University of Technology, da Holanda, para proferir a palestra “Ultra-high-resolution SPECT and simultaneous PET-SPECT of molecules, particles and organs in action”.

A Delft UT, em parceria com a empresa MILabs, desenvolveu um sistema de ultra-alta resolução para Single Photon Emission Computed Tomography (SPECT), integrado com um CT (U-SPECT + / CT), que pode quantificar estruturas de até 1/4 mm, pela aplicação de novas geometrias, sistemas de aquisição e métodos de reconstrução. Outra grande novidade técnica é o recente desenvolvimento de uma nova forma para executar U-SPECT, simultaneamente, com a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET, na sigla em inglês), submilimetricamente.

Na palestra serão apresentados vários exemplos de imagens e filmes gerados a partir de U-SPECT e VECT ou CT. Os exemplos incluirão marcadores tumorais, perfusão cardíaca, transportadores/receptores no cérebro e agentes antitumorais. O evento será às 11 horas no prédio 28, no auditório da Radiologia no CDTN, localizado no Campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), situado na Av.Pres. Antônio Carlos, 6.627, Belo Horizonte (MG).

FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *