Novembro Azul: preconceito é o maior inimigo do câncer de próstata

Número de casos de câncer de próstata aumentou 21% em três anos. Estima-se que 69 mil novos casos da doença serão diagnosticados este ano no país. Rio Imagem oferece exame de ultrassonografia e biopsia da próstata, com a opção de sedação

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_novembroAZUL_novembro_azulDevagar, devagarinho, o câncer de próstata chega de mansinho, sem sintomas, e pode comprometer a vida de muitos homens. O preconceito ainda é o principal inimigo deste tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 69 mil novos casos da doença serão diagnosticados este ano no país. E o pior é que cerca de 13 mil brasileiros vão morrer em decorrência da doença por não buscarem tratamento. A boa notícia é que, apesar de ser um dos mais prevalentes em homens, quando descoberto precocemente, a chance de cura é de 90%.

No estado do Rio de Janeiro, em 2013, foram diagnosticados 1.912 casos de câncer de próstata, após internação hospitalar. Em relação ao ano de 2010, houve aumento de 21% do número de casos. Até setembro deste ano, 1.486 pacientes já foram diagnosticados. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma, porém depois do aparecimento, mais de 95% dos casos da doença já se encontram em estágio avançado. Um fator de risco importante da doença é a idade, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Por isso, o tipo é considerado um câncer da terceira idade, já que 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Exames – O diagnóstico é feito através de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA – antígeno prostático específico). Caso haja alteração da glândula, uma biopsia deve ser realizada para averiguar a presença de um tumor. O Rio Imagem – Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do RJ – oferece exame de ultrassonografia e biopsia da próstata. Neste ano, já foram realizados 3.856 exames de ultrassonografia e 1.009 biópsia, com sedação, para conforto dos pacientes. Cerca de 45% dos pacientes do Rio Imagem são do sexo masculino.

Dicas para prevenção – Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gorduras, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer. Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso equilibrado à altura, não beber e fumar.

Próstata – É uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *