Novo diretor do CRCN-NE toma posse

O Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em Recife (PE), tem um novo diretor. Trata-se do servidor Fernando Roberto de Andrade Lima, que tomou posse no cargo nesta segunda-feira, dia 12 de agosto, no auditório do Centro. Ele é o terceiro diretor da história do instituto e substitui Ricardo de Andrade Lima, que esteve à frente da gestão do CRCN-NE por nove anos.

Em seu discurso de despedida do cargo, Ricardo Lima destacou a importância da atuação do Centro para as regiões Norte e Nordeste em áreas essenciais como, por exemplo, a saúde, com a produção de radiofármacos. Também apontou os principais acontecimentos históricos do instituto e agradeceu a todos de sua equipe. “Embora seja a Unidade de Produção de Radiofármacos a faceta mais visível do CRCN-NE perante a sociedade do Nordeste, não é a única. O CRCN-NE, desde o início de suas atividades, em 1997, vem dando uma colaboração inestimável a diversos setores, notadamente o médico, o da segurança do trabalho e o acadêmico”. E acrescentou que “neste último, a parceria do CRCN-NE com a Universidade Federal de Pernambuco resultou na incorporação do centro ao programa de pós-graduação do Departamento de Energia Nuclear, com a qual já colaborávamos há anos. Já com a Universidade de Pernambuco a participação do CRCN-NE foi decisiva para implantação do mestrado profissional em tecnologia da energia daquela instituição”, elencou.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN (DPD), Isaac José Obadia, agradeceu a dedicação e o esforço permanentes de Ricardo Lima para implantar no instituto as condições que permitissem assumir o seu papel na região, ressaltou a alta qualificação do corpo de servidores do Centro, abordou os desafios da nova direção do CRCN-NE e pontuou a necessidade do trabalho integrado para que o instituto execute sua missão cada vez melhor. “O foco na sociedade deve sempre nortear os projetos e atividades de tal forma a conduzir o Centro no caminho certo para atingir sua ambiciosa visão estratégica, que é a de ser reconhecido pela contribuição efetiva ao desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste.”

Para Fernando Lima, o CRCN-NE está entrando agora na fase adulta de sua vida como instituto da CNEN. Em seu discurso, ele ressaltou diversos pontos que nortearão sua gestão, dentre eles “implantar, em médio prazo, a Unidade de Projetos Especiais, constante do planejamento original do CRCN-NE, com o irradiador de alimentos e o grupo de estudos de reatores, de forma a favorecer a inserção do Centro no setor produtivo regional, garantindo apoio diferenciado a projetos nessa direção”, exemplificou.

O novo diretor também garantiu que irá “estimular a participação do Centro em programas de formação de pessoal com as demais instituições de ensino de Pernambuco, favorecendo o desenvolvimento de projetos, dissertações, teses etc., voltados aos interesses dos programas de pesquisa da DPD e de claros interesses regional e nacional.”

Participaram da solenidade servidores, bolsistas e terceirizados do CRCN-NE, amigos e familiares do novo diretor do Centro, além de pesquisadores pernambucanos de outras instituições.

FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br/

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *