Novo Secretário de Saúde de Nova Friburgo anuncia novas medidas e prioridades

unnamed (4)O novo secretário de Saúde de Nova Friburgo, Rafael Tavares Garcia, concedeu sua primeira entrevista coletiva desde que assumiu o cargo e anunciou, nesta sexta-feira (22), que pretende, em um primeiro momento, se dedicar a abastecer as unidades de saúde com medicamentos e materiais necessários, além de dar condições de trabalho às pessoas que estão na ponta dos atendimentos, onde a população está mais sensível. “Ou seja, quando vai buscar um atendimento ou medicamento numa dessas unidades”.

Rafael iniciou a coletiva agradecendo apoio dos Secretários que formam o Comitê de Apoio à Saúde: o Secretário de Fazenda, Juvenal Condack; o Procurador da Prefeitura, Rodrigo Lima; o Secretário de Controle Interno, Marcelo Schuenck; e o Secretário de Infraestrutura e Logística, Túlio Carlos Machado de Souza, assim como o ex-Secretário Municipal de Saúde, Luis Fernando de Azevedo Silva.

Segundo Rafael, “neste primeiro momento não há mágica nem receita nova. Mas estamos trabalhando para retomar as cirurgias eletivas no Hospital Municipal Raul Sertã, liberando a Central de Esterilização que se encontra em fase de conclusão de atendimento das exigências. Devo agradecer ao ex-secretário pelo trabalho exercido. Os procedimentos licitatórios estão encaminhados e alguns terminados”, disse.

O Secretário dividiu o planejamento em curto, médio e longo prazo, começando por mudanças na direção do hospital, que já tem uma nova diretoria atuando e levantando os casos emergenciais, essenciais e quais ações serão necessárias para restabelecer estes procedimentos. A diretoria é formada pelo Diretor Geral, Dr. Paulo Coelho; o Diretor Médico, Dr. Bruno Furtado; e o Diretor Administrativo, Dr. André Lima.

A médio prazo, o planejamento engloba a revisão de toda a estrutura da saúde, de acordo com a nova realidade econômica que o Brasil está enfrentando. Haverá uma reavaliação da distribuição orçamentária e serão feitos os ajustes necessários de acordo com a nova realidade e necessidades reais. Rafael informou que o Prefeito Rogério Cabral estará em compromisso oficiais fora de Nova Friburgo para buscar novos recursos e fazer valer os compromissos que já haviam sido assumidos com o município na área de Saúde.

“Na Saúde, tudo demanda pressa, pois lidamos com vidas. Essa é nossa responsabilidade, nosso desafio. A prioridade do Governo é a saúde.  Mas devemos ser responsáveis, pois não podemos aplicar além do que temos. A longo prazo, vamos focar na Atenção Básica, que é o fator mais importante na prevenção e diminuição do fluxo hospitalar. O Hospital Raul Sertã é no mínimo regional, atendemos 13 municípios e precisamos de ajuda, ainda mais nesse momento de redução orçamentária, pois  precisamos dividir o ônus com todos aqueles que o utilizam.

O governo do estado promoverá na próxima sexta-feira (29), em Niterói, de 9h as 18h, o 1º Seminário do Consórcio Intermunicipal de Saúde, com a presença do Governador Luiz Fernando Pezão, do Secretário Estadual de Saúde , Felipe Peixoto, e dos Secretários Municipais de Saúde e respectivas equipes técnicas, e o prefeito Rogério Cabral pretende levar à discussão a estadualização do Raul Sertã.

Licitações
Como inciativa para agilizar e aperfeiçoar o processo licitatório, a Prefeitura abriu a comissão de pregão III, para atender a demanda da saúde e o Secretário de Controle, Marcelo Shuenck, informou que em dezembro de 2014 o TCE (Tribunal de Contas do Estado), através da deliberação 262, determinou que todos os editais, em todos os municípios do estado, devem passar por uma análise prévia. Isso paralisa os editais até que se consiga analisar todas as regras do edital.

“Não é um cancelamento de licitação, não é um cancelamento do processo, apenas suspende-se até que a análise seja feita. Temos como exemplo a questão dos medicamentos. Existe uma diferença entre cotação e preço. A cotação é uma observação de mercado e a licitação existe para que haja a concorrência e assim se obtenha o menor preço em sessão pública”.

Para finalizar, o Secretário de Infraestrutura e Logística, Túlio Carlos Machado de Souza, falou sobre o funcionamento de sua secretaria, ressaltando a autonomia e soberania do setor de licitações, – livre de interferências –  e anunciou que foi criada uma nova sala para as licitações no prédio da Oi, em frente à Prefeitura, para melhor acesso da população “Quanto maior a transparência, melhor. Daremos acesso a qualquer cidadão ou imprensa para acompanhar as licitações”.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *