Número de cirurgias ortopédicas bate recorde em 2013 com mais de 19 mil procedimentos

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_hospDonaLindu-mutiraoJoelhoPe_hosp_dona_lindu_-_Mutirão__especialidade_joelho_e_pé_01As unidades de saúde da rede estadual fecharam o ano de 2013 com um novo recorde: foram realizadas 19.465 cirurgias ortopédicas nos hospitais estaduais. O resultado consolida a política de investimentos estaduais para ampliar o acesso da população ao atendimento de saúde de qualidade e representa um desempenho quase oito vezes maior em relação a 2006, quando foram realizadas apenas 2.520cirurgias ortopédicas na rede estadual. Em 2012, o número desses procedimentos foi de 18.510 operações.

Mais uma vez o Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, em Paraíba do Sul, foi o campeão de cirurgias, com 3.780 procedimentos, o que corresponde a 19,41% do total de cirurgias realizadas na rede estadual e mantém a unidade como líder no ranking nacional de procedimentos de alta complexidade em traumas. Outra unidade a se destacar foi o Hospital Estadual da Criança, que realizou 1.717 cirurgias ortopédicas em pacientes pediátricos desde a sua inauguração, em março do ano passado.

Em segundo lugar, vem o Hospital Estadual Albert Schweitzer, uma das unidades de referência em politraumatismos da Zona Oeste, com 2.781 cirurgias ortopédicas (14,29%), seguido pelo Hospital Estadual Getúlio Vargas que, com 2.449 procedimentos, foi responsável por 12,58% do total de cirurgias da rede estadual. Na sequência estão os hospitais estaduais Adão Pereira Nunes (2.426), Rocha Faria (2.347), Alberto Torres (1.459), Azevedo Lima (640) e Roberto Chabo (574) e o Centro Estadual de Trauma do Idoso (Ceti), com 1.292 cirurgias.

– Atribuo esse resultado à motivação das equipes, à melhoria na gestão interna dos hospitais, ao bom desempenho do Centro Estadual de Trauma do Idoso e, também, ao excelente trabalho que é desenvolvido no Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu -, resume a subsecretária de Unidades Próprias da Secretaria de Estado de Saúde, Ana Neves.

Desempenho de gente grande – Inaugurado em março do ano passado, o Hospital Estadual da Criança respondeu por 8,82% do total de procedimentos ortopédicos realizados em todo o ano passado na rede estadual de saúde.

– Se eu tivesse que usar apenas uma palavra para avaliar esse desempenho, seria comprometimento. Não só das equipes de cirurgia, mas de todos os funcionários do hospital. E também comprometimento da Secretaria de Saúde, com a regulação nos encaminhando os pacientes, com a secretaria nos dando apoio nas ações – afirma a Heloísa Graça Aranha, diretora da unidade.

O Hospital Estadual da Criança é a primeira unidade do Rio de Janeiro voltada para atendimento pediátrico referenciado. O hospital realizacirurgias de média e alta complexidade, além de tratamento do câncer, em crianças e adolescentes de zero a 19 anos. Em 28 de março, o hospital recebeu o credenciamento por parte do Sistema Nacional de Transplantes. A unidade conta com 58 leitos de enfermaria, 16 de UTI neonatal, 9 de UTI pediátrica e 8 poltronas de quimioterapia. Oferece exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia e broncoscopia.

Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu – A unidade é referência no estado em cirurgias de alta complexidade em trauma e mantém-se em primeiro lugar no país em número desse tipo de cirurgias. Somente este ano, foram realizados seis mutirões para atender pacientes do Sistema Único de Saúde.

Em janeiro do ano passado, o hospital obteve autorização do Ministério da Saúde para realizar a captação e o transplante de tecido do músculo esquelético. O credenciamento possibilita que a equipe médica do HTODL ofereça uma assistência ainda mais específica nos casos de perdas ósseas e lesões graves em ligamentos e o hospital já realizou dois transplantes desse tipo em 2013. Além disso, desde 2012, oferece seis vagas no Curso de Residência Médica em Ortopedia.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *