Oitenta e dois municípios ganham ambulâncias compradas pelo Governo do Estado

Foram investidos mais de R$ 14 milhões na compra de 153 veículos, que vão ser distribuídos de acordo com a densidade populacional dos municípios

O Governo do Rio entrega nesta terça-feira, 24 de setembro, ambulâncias básicas a 82 cidades de todo o estado. A doação de ambulâncias básicas e de UTI para os municípios do Rio de Janeiro faz parte da política do Governo do Estado de dar melhores condições para o atendimento à população. Com essa nova remessa – a partir de indicação por emenda parlamentar -, já são mais de 300 ambulâncias doadas a prefeituras fluminenses desde 2008.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 14 milhões na compra de 153 veículos, que vão ser distribuídos de acordo com a densidade populacional dos municípios: na Região Metropolitana, as cidades com mais de 300 mil habitantes vão receber três ambulâncias e as com mais de 500 mil habitantes, receberão cinco veículos. Nas demais regiões será uma ambulância para os municípios com até 25 mil habitantes, duas para municípios com até 70 mil habitantes e três para municípios com até 115 mil habitantes.

– Fico muito feliz de poder entregar ambulâncias às cidades por meio de critérios absolutamente técnicos, de acordo com o número de habitantes de cada município. As ambulâncias são bem equipadas e serão entregues às cidades que necessitam desta estrutura para atender à população. Muitas vidas serão salvas a partir do serviço destes veículos – afirmou o governador Sérgio Cabral.

Os veículos são equipados sirene eletrônica, maca retrátil construída em alumínio com colchonete estofado, banco baú para três acompanhantes, suporte para cilindro de oxigênio fixo na maca, oxigenação composto de régua tripla, mangueira de oxigenação, fluxômetro, umidificador, aspirador tipo Venturi, suporte de soro e sangue, ar condicionado nos dois compartimentos e demais itens de segurança exigidos pelo Código Nacional de Trânsito Brasileiro.

– É a segunda vez que fazemos entrega de ambulâncias aos municípios, mas nunca em número tão grande. Os veículos vão atuar para levar o paciente para onde ele vai ter a melhor assistência. Todos os 92 prefeitos estão empenhados em melhorar suas unidades de saúde para a população ser mais bem atendida. Seria inviável o Governo do Estado, sozinho, estar avançando desse jeito  – destacou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, acrescentando que a ambulâncias são dessa cor verde, inspiradas pelo modelo de resgate da Alemanha.

Mães da Baixada – No final de agosto, o governador Sérgio Cabral e o secretário Sérgio Côrtes anteciparam 11 dessas ambulâncias para municípios da Baixada Fluminense, como parte do Programa Mães da Baixada, um conjunto de medidas que tem por objetivo melhorar o atendimento prestado pelas unidades municipais de saúde e as conveniadas pelas prefeituras às grávidas da região.

Municípios contemplados – Aperibé, Areal, Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Carapebus, Cardoso Moreira, Carmo, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontim, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaboraí, Itaguaí, Italva, Itaocara, Itaperuna, Itatiaia, Japeri, Laje do Muriaé, Macuco, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mendes, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Porciúncula, Porto Real, Quatis, Queimados, Quissamã, Rio Bonito, Rio Claro, Rio das Ostras, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São João da Barra, São João de Meriti, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Pedro da Aldeia, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Saquarema, Seropédica, Silva Jardim, Sumidouro, Tanguá, Trajano de Moraes, Três Rios, Valença, Varre e Sai e Vassouras.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *