Pacientes do Hospital da Criança saem da rotina hospitalar e se divertem em passeio lúdico e educativo ao Museu Aeroespacial

 Durante visita acompanhada por parentes, as crianças conheceram de perto o acervo de aviões e puderam entrar na aeronave presidencial Boing 737

Dez pacientes mirins do Hospital da Criança embarcaram em uma viagem para lá de ´espacial´ nesta quarta-feira (24/10). Eles visitaram o Museu Aeroespacial da Força Aérea Brasileira, localizado no Campo dos Afonsos, na Zona Oeste do Rio.  Acompanhadas de pais e parentes, as crianças – que fazem tratamento oncológico na unidade estadual de Saúde de Vila Valqueire -, tiveram a oportunidade de conhecer o amplo acervo de aeronaves exposto nos hangares do museu, além de coleções históricas de pioneiros da aviação. Todos também assistiram à animação educativa “O Menino que queria voar” e puderam entrar na aeronave Boing 737 – Presidencial, que apoiou o transporte de Presidentes da República no período de 1976 a 2010.

A excursão foi a convite do Museu Aeroespacial e integra a programação da “8ª Primavera dos Museus”, semana de eventos do calendário oficial do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que ocorre entre 22 e 28 de setembro e tem o objetivo de estimular a visitação a museus pelo país.

– O objetivo é oferecer aos jovens pacientes do Hospital da Criança um passeio lúdico e educativo, baseado em um patrimônio cultural brasileiro. É uma visita que diverte e fascina as crianças porque elas têm a possibilidade de ver aviões históricos de perto e ainda de entrar em uma aeronave. Também ajuda a despertar o interesse dos pequenos pela aviação e pela história do país – explica a chefe da Divisão de Museologia do Museu Aeroespacial, tenente-coronel Sahara Burity Fernandez Cyrino.

Com seis anos de idade, Elison Costa de Freitas, que faz tratamento de leucemia no Hospital da Criança há pouco mais de um ano, aprovou a experiência de visitar o interior do Boing 737:

– Nunca tinha entrado em um avião e gostei de ver como é por dentro. Também achei o filme de animação muito legal. Fiquei feliz com o passeio.

Já a mãe do pequeno paciente, Janaína Chamarelli, de 33 anos, destacou que a excursão ao museu foi uma boa oportunidade para as crianças saírem da rotina hospitalar:

– Assim como o Elison, muitos pacientes passam a semana inteira fazendo exames e tratamentos no hospital. Esse tipo de iniciativa é muito bem-vinda porque as crianças podem se distrair e ter acesso à cultura ao mesmo tempo – afirmou Janaína, que mora no bairro de Costa Barros, na Zona Norte do Rio.

Jeferson de Matos dos Santos, de 12 anos, ficou impressionado com a Sala de Armas do Museu Aeroespacial.

– Gostei de ver a coleção de mísseis e de objetos que fazem parte da história da Força Aérea Brasileira. É um passeio interessante que todas as crianças deveriam fazer – afirmou o adolescente, que se trata no Hospital da Criança há nove meses.

Sua mãe, Marcelle de Matos, elogiou a iniciativa de levar as crianças para conhecer o museu de Campos dos Afonsos.

– Nunca tinha trazido meu filho para conhecer esse espaço e é muito bom que ele e outros pacientes tenham tido a oportunidade de visitar. É um lugar impressionante, com muitos aviões expostos e que traz muita cultura para os jovens – disse Marcelle, moradora de Itaboraí.

O pequeno Davi Otávio Vieira da Silva Mattos, de quatro anos, também faz tratamento oncológico no hospital estadual. Morador de Vargem Grande, ele foi um dos mais animados do passeio e se divertiu ao interagir com os mascotes do museu.

– O Davi gosta de aviões e ficou muito empolgado com a visita ao museu. É um passeio ótimo, que ajuda a entreter as crianças que passam tanto tempo em hospital – afirmou a mãe de Davi, Jésica da Silva Vieira.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *