Palestra marca Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças

A Prefeitura, através da Secretaria M. dos Direitos da Mulher, promoveu nesta terça-feira, 23, no auditório da Secretaria de Educação, em Agriões, uma palestra sobre exploração sexual e tráfico de mulheres e crianças.  O vice-prefeito Marcio Catão deu as boas-vindas aos participantes. A ação de mobilização e prevenção teve o objetivo de marcar o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças e foi ministrada pela advogada criminalista Thaisi Bauer.

Thaisi Bauer é responsável pelo programa Justiça Juvenil, voltado para o enfretamento às diferentes violações de direitos humanos de adolescentes e jovens autores de atos infracionais no âmbito do Sistema de Justiça Juvenil, da Organização de Direitos Humanos Projeto Legal.

A advogada também é integrante do projeto Trama, consórcio para o enfrentamento ao tráfico de pessoas formado pelas organizações não-governamentais Criola, Projeto Legal, IBISS (Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social) e a universidade Unigranrio.

“Eu trago para a palestra informações sobre como o tráfico humano se configura, números oficiais e casos reais para conscientizar o público de que essa prática acontece no país, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste. As pessoas veem a proposta de emprego no exterior como uma grande oportunidade, mas nem sempre isso é a realidade. Outro fator que dificulta o nosso trabalho é a clandestinidade porque é muito mais fácil passar com pessoas no aeroporto do que com armas ou drogas, por exemplo”, ressaltou Thaisi.

Durante a palestra, a advogada pontuou sobre os cuidados que as pessoas devem ter para que não sejam enganadas e acabem sendo vítimas do tráfico humano. “A pessoa deve buscar informações sobre quem está oferecendo a proposta de trabalho para ter certeza de que não se trata de um aliciador ligado ao crime organizado. Deve também deixar o endereço de onde vai com familiares e amigos e, se possível, procurar ajuda jurídica para que o contrato seja analisado”.

unnamed (2)

Público assiste palestra sobre exploração sexual e tráfico humano

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *