Palestra sobre ações de proteção física no IEN

A Direção do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Rio de Janeiro, criou um grupo de trabalho multiprofissional para executar um plano de proteção física e controle de materiais sob salvaguarda no instituto. Uma palestra com representantes da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da CNEN, nesta quarta-feira (19/9), às 10h, no auditório do IEN, marca o início das ações programadas.

O termo “proteção física” denomina o conjunto de medidas destinadas a evitar atos de sabotagem e remoção não autorizada de materiais em instalações nucleares e a garantir a defesa de seu patrimônio e da integridade física de seu pessoal. Sob a coordenação de Patrícia Wieland, chefe da Divisão de Gestão e Infraestrutura, o grupo de trabalho tem como objetivos elaborar um plano de proteção física e procedimentos, atualizar o inventário de materiais e melhorar a infraestrutura de proteção, como cercas e câmaras de vigilância.

Estão previstas também inspeções da salvaguarda de materiais em todas as instalações onde há presença de compostos de urânio, tório e plutônio, em qualquer quantidade. Além da palestra de abertura, outras ações de comunicação serão realizadas. “A cooperação e participação de todos é fundamental para o sucesso do trabalho”, ressalta Wieland.

A palestra “Atribuições da DRS nas áreas de proteção física e controle de material nuclear” será ministrada por especialistas da Coordenação de Salvaguardas e Proteção Física (COSAP/DRS). No encontro serão abordados temas comoproteção física, controle de material nacional, atividades do Laboratório de Salvaguardas (Lasal) e salvaguardas internacionais.

FONTE: CNEN
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *