PAM de Cavalcanti reuniu 600 pessoas em ação que comemorou o Dia da Mulher

O Posto de Atendimento Médico (PAM) de Cavalcanti comemorou o Dia Internacional da Mulher com uma ação social voltada especialmente para as mulheres que residem na área de atendimento do posto, que inclui bairros populosos como Cavalcanti, Cascadura, Pilares, Thomaz Coelho e Engenho da Rainha, entre outros da Zona Norte. Mais de 600 pessoas compareceram à unidade ao longo desta quinta-feira, 08/03. O evento, chamado Ação Social da Saúde da Mulher, ofereceu atendimentos em saúde, educação em saúde, cidadania, cultura e estética. A diretora do PAM Cavalcanti, Cintia de Luna, comentou o sucesso da iniciativa.

– Este foi o terceiro ano que promovemos esta ação no Dia da Mulher. Abrimos as portas para mulheres de todas as idades, de meninas a idosas. É muito gratificante conseguir fazer além do básico, avançar e oferecer algo a mais não só para as mulheres, como para toda a população da região. O resultado superou a nossa expectativa. Esse tipo de evento faz parte da integração entre saúde, cidadania, cultura e lazer, que são alguns dos carros-chefes do projeto de qualificação do PAM Cavalcanti – afirmou Cintia.

Na área de saúde, foram feitas avaliações odontológicas, agendamento de mamografias e consultas ginecológicas, medição de pressão arterial e Índice de Massa Corporal (IMC). Estandes sobre prevenção de câncer de mama e de colo de útero, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/Aids, planejamento familiar, de prevenção contra a dengue, menopausa saudável, doenças cardiovasculares na mulher, tratamento de combate ao tabagismo e amamentação e gestação saudáveis estavam à disposição do público para tirar dúvidas.

No setor de cidadania, foram oferecidos à população serviços como 1ª via de carteira de trabalho, 2ª via de documentação gratuita, orientação para o programa bolsa família e orientação jurídica, incluindo informações sobre a Lei Maria da Penha. Por fim, um pouco de lazer, com cultura e estética. Houve apresentação de peça de teatro, show com grupo de chorinho e apresentações de balé, dança do ventre e dança cigana. Também foram oferecidos serviços de maquiagem e corte de cabelo.


FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *