Participação do IRD no suporte às ações de segurança na Rio + 20

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) participou das ações de segurança da Rio + 20, evento ocorrido na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho. As atividades de segurança radiológica foram coordenadas pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da CNEN que atua em operações preventivas de radioproteção de grandes eventos internacionais sediados no Brasil.

O IRD foi convidado pelo Comando Militar do Leste (CML), entidade que ficou responsável pela coordenação geral das ações de segurança necessárias à realização da Rio + 20. Cerca de 50 profissionais do IRD estiveram envolvidos em diferentes atividades. Inicialmente, foi realizada uma série de varreduras radiológicas em locais estratégicos, como hotéis e demais instalações e áreas relacionadas ao evento. Durante a Rio + 20, equipes de triagem e controle de acesso se revezaram na supervisão dos pontos de entrada de participantes, trabalhadores e do público em geral.

Além dos profissionais do IRD, também participaram das ações de segurança radiológica militares e integrantes da Polícia Federal, previamente treinados por especialistas do IRD e dispondo de detectores de radiação emprestados pelo Instituto. Outra colaboração do IRD ao evento foi a disponibilização de suas instalações como base operacional para a Polícia Federal, e também para para a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea e para a Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear, duas unidades do Exército Brasileiro.

FONTE: CNEN
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *