Pelo melhor diagnóstico em imagem na saúde

No Brasil, profissionais contam com ferramentas de suporte à decisão clínica, como a plataforma STATdx, novas edições de obras da Amirsys publicadas agora pela Elsevier e a vinda à JPR 2016 de uma das mais respeitadas neurorradiologistas do mundo, Dra. Anne Osborn

As causas de falhas no diagnóstico radiológico, o chamado missed radiographic diagnosis, são variadas e complexas. A interpretação das imagens depende desde as condições de trabalho – infraestrutura, qualidade e calibração dos equipamentos – até a capacitação e bagagem do médico. No Brasil, onde a Radiologia e Diagnóstico por Imagem é a 10ª maior especialidade entre as 53 reconhecidas oficialmente no país (Atlas Demografia Médica 2015), os profissionais da área já contam com ferramentas exclusivas para a radiologia, com o objetivo de auxiliá-los na complexa tarefa de definir o problema de saúde de um paciente e, assim, todas as decisões subsequentes.

Uma delas é a plataforma digital STATdx, maior banco digital de radiologia do mundo que a Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR), por exemplo, oferece aos seus associados desde maio de 2015.  Criada pela editora Amirsys, adquirida pela Elsevier e em funcionamento no Brasil há cerca de um ano, ela é um sistema online com base na opinião de especialistas que oferece suporte para a tomada de decisão, para maior agilidade, precisão e confiança no diagnóstico de casos com imagens complexas.

Para o atual presidente do Conselho Consultivo da SPR, Dr. Antônio José da Rocha, o que mais ajuda na interpretação da imagem e no diagnóstico final é o reconhecimento de padrões. “Além de muitas publicações científicas, hoje a radiologia conta com enorme quantidade de exames realizados em diferentes regiões do mundo que estão disponíveis em plataformas como a STATdx. Assim, o profissional pode ampliar sua experiência e ser mais contundente na interpretação. Oferecer uma ferramenta de alto nível, com informações confiáveis e imagens de qualidade, consulta online rápida e fácil para os associados, onde estiverem, foi uma grande conquista da SPR em 2015, que demandou bastante investimento”, destaca Rocha.

Dr. Arnaldo Rabischoffsky, presidente do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DIC/SBC), que disponibiliza a plataforma aos associados há cinco meses, compactua da mesma opinião e afirma que ela realmente faz diferença no dia a dia dos profissionais. “Mais do que uma ferramenta para consulta em momentos de dúvida no diagnóstico, é um conteúdo para estudo permanente. Quando usamos o sistema de forma contínua, acabamos por memorizar as imagens e esse conhecimento, claro, é de grande utilidade no momento de um exame, seja sobre um caso mais comum ou raro”.

Novas edições Amirsys publicadas pela Elsevier; Dra. Anne Osborn na JPR 2016

Entre 2016 e 2017, especialistas e residentes da área terão acesso às obras de maior qualidade na Radiologia, publicadas pela Amirsys e, agora, em lançamento pela Elsevier no Brasil. Já está confirmada a tradução de três séries nas subáreas de diagnóstico por imagem, ultrassom e diagnóstico, especialidades em imagens. Para uso na prática, cada livro tem 2.800 imagens.

Outra oportunidade de aprofundar conhecimentos será com a vinda, ao Brasil de uma das mais conhecidas e respeitadas neurorradiologistas do mundo e uma das criadoras da STATdx, Dra. Anne Osborn. Ela estará na Jornada Paulista de Radiologia – JPR 2016 nos dias 30/04 e 1º de maio para duas aulas, respectivamente: “Atualização em tumores do encéfalo (OMS 2016): novidades e por que você deve se importar”, das 9h05 às 9h35, e “Vasculite Cerebral: atualização”, das 11h20 às 11h40.

Mais sobre STATdx
STATdx é escrito por renomados radiologistas em cada especialidade e compreende imagens e diagnósticos em ginecologia, neurologia pediátrica, abdômen, pulmão, tórax, cérebro, sistema cardiovascular, emergência, cabeça e pescoço, sistema musculoesquelético, gastrointestinal, medicina nuclear, obstetrícia, oncologia, sistema oral e maxilofacial,  resultando na maior bibliografia digital e compilada em radiologia disponível na atualidade.

É direcionada a radiologistas, residentes em radiologia, sociedades radiológicas e aos profissionais de áreas afins que precisam orientar suas decisões por exames de imagem, como cardiologistas, obstetras, neurologistas, entre outros.

logoElsevierSobre a Elsevier Líder mundial em publicações de Saúde, Ciência e Tecnologia, a Elsevier responde por 25% de todo o conteúdo científico publicado no mundo e atende a uma comunidade demais de 30 milhões de cientistas, estudantes e profissionais de informação e saúde. A editora publica ainda mais de 2.000 periódicos e cerca de 20.000 livros e enciclopédias de selos como Mosby, Saunders e Churchill Livingstone.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *