Posto de saúde da Granja Florestal já está funcionando

Prefeitura entrega Unidade de Saúde da Família inteiramente reformada à população

Teresópolis, 18 de junho de 2012 – A exemplo da reconstrução total da Unidade Básica de Vieira, a Prefeitura Municipal reformou e entregou mais um posto de saúde à população de Teresópolis.  A Unidade de Saúde da Família da Granja Florestal foi reaberta pelo Prefeito Arlei, no último sábado, 16, e contou com a participação de políticos, autoridades, convidados e moradores da região. Entre as autoridades presentes à cerimônia estavam os Secretários Municipais e os Vereadores Dr. Carlão, Mandinho, Ademir Enfermeiro, Marcelo Oliveira, Dr. Habib, e Drª. Claudia Lauand. A solenidade teve a presença da Primeira-dama, Alessandra Rosa, e apresentação da BandaDançante do CEDAL (Centro Educacional Rose Dalmaso).

Interditada preventivamente pela Defesa Civil desde a tragédia climática de janeiro de 2011, a unidade foi desinterditada em maio deste ano, após vistoria técnica que determinou a necessidade de intervenções no terreno, como a retirada de terra acumulada e a canalização de água na encosta. A recuperação do posto incluiu nova pintura, pias, portas e janelas, restauração do piso e uma rede de drenagem com 310 metros, construída para o escoamento do esgoto que a partir de agora receberá tratamento. Todas as intervenções foram feitas pelos funcionários das Secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Meio Ambiente e Defesa Civil.

“Prestar um atendimento de saúde pleno e humanizado a toda população é um compromisso do meu governo. Vários investimentos estão sendo aplicados na saúde, no que se refere à parte física das unidades e também aos serviços médicos e laboratoriais oferecidos pela rede municipal de saúde. Estou feliz em entregar à população mais um posto de saúde, o que vai facilitar muito a vida dos moradores. É mais um compromisso cumprido e com recursos próprios. São os impostos pagos pela população sendo transformados em obras que oferecem mais qualidade de vida”, enfatizou o Prefeito Arlei.

Segundo o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, a reforma e a entrega do posto de saúde, em 15 dias, foi um desafio alcançado que também trouxe muita satisfação para as equipes envolvidas. “Quando o Prefeito Arlei determinou a reabertura da unidade, num prazo de duas semanas, foi um grande desafio para as nossas equipes, mas reconhecemos a importância e a necessidade deste posto, pois ele é único nesta área e atende à população de nove comunidades. É um posto completo de referência para a região. Através de muito esforço e trabalho conseguimos, no prazo previsto, entregá-lo às comunidades e devolver-lhes o direito básico de saúde”, declarou o secretário, acrescentando que, em breve, o fraldário da Rodoviária, para o conforto das mamães, também estará funcionando.

Para o líder de governo na Câmara dos Vereadores, Dr. Carlão,  a referência do posto da Granja Florestal é de 90% de resolutilidade dos casos atendidos na unidade. “O esforço foi grande, mas o Prefeito Arlei e toda a equipe deste governo estão de parabéns. A Câmara tem dado todo o apoio ao executivo e o Governo Municipal tem avançado muito, graças ao prestígio que o Prefeito Arlei tem, não só com o legislativo, mas com as comunidades principalmente“, afirmou o vereador.

Envolvido diretamente com os serviços de recuperação do posto, o Subsecretário de Parques e Jardins, Tião Correia, demonstrou sua satisfação com a obra. “Fico feliz pela comunidade que está recebendo de volta um direto seu e pela confiança que o Prefeito depositou na minha equipe para realizar este trabalho”, comentou Tião.

Moradores satisfeitos com a reativação do posto 

O carpinteiro e morador do bairro Milton Luiz de Resende aprovou a obra pela comodidade que o posto traz aos moradores da região. “Neste momento, os moradores terão um posto exclusivo que vai oferecer mais espaço para as pessoas cadastradas, além de atender as necessidades de várias comunidades”.

Moradora e usuária da unidade de saúde, desde que foi implantado o PSF na Granja Florestal, Marilene Neves Valença também aprovou a reabertura. “A reinauguração do posto é um sonho dos moradores realizado. Esperávamos pela volta do PSF desde a tragédia do ano passado”.

Outra moradora satisfeita com as novas instalações do posto foi Marlene Martins. “Eu estava ansiosa por este dia porque faço tudo aqui, pedido de exames, tratamento, medicação, além da amizade que já temos com essa equipe maravilhosa”, elogiou Marlene.

O Posto

O PSF da Granja Florestal atende as comunidades da Cascata do Imbuí, Salaco, Salaquinho, Dente de Ouro, Tabatinga, Córrego do Príncipe, Clube do Lago e Granja Florestal. A equipe é formada por profissionais qualificados, entre médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agentes de saúde e recepcionista. O prédio é composto por farmácia, recepção, sala de espera, banheiros, sala de ginecologia, consultórios médicos, salas de cuidados básicos e de curativos e sala de vacina e esterilização.

Para a enfermeira Célia e sua equipe de trabalho a reativação do posto é uma grande vitória. “É como muita alegria e felicidade que recebemos nosso posto de volta. Este presente, não é só da comunidade, nós quanto profissionais de saúde também ganhamos em trabalhar num lugar apropriado e bem aparelhado como este. E já vamos reabrir trabalhando porque hoje começa a campanha de multivacinação infantil contra a pólio” disse Célia.

A recuperação do posto incluiu nova pintura, pias, portas e janelas, restauração do piso e uma rede de drenagem

A Unidade de Saúde da Família da Granja Florestal foi reaberta pelo Prefeito Arlei, no último sábado, 16, e contou com a participação de políticos, autoridades, convidados e moradores da região

Prefeito Arlei cumprimenta e conversa com moradores da região

Prefeito Arlei, Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, e o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, descerram a placa de inauguração das obras de reforma da Unidade de Saúde da Família da Granja Florestal

Equipe de trabalho da Unidade de Saúde da Família da Granja Florestal


FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *