Prefeito convoca população a ir à UPA de Conselheiro, que está entre as melhores do Estado

unnamedO Prefeito Rogério Cabral e Secretário Municipal de Saúde, Luis Fernando, realizaram nesta terça-feira (3) uma visita à UPA – Unidade de Pronto Atendimento  – de Conselheiro Paulino, seguida de uma entrevista coletiva com a imprensa, na qual convocaram a população a passar pela unidade antes de procurar o Hospital Raul Sertã – HMRS. Segundo Rogério Cabral e o secretário Luis Fernando, a UPA de Conselheiro tem todas as condições de atender à população, encaminhando para o Raul Sertã apenas os casos mais graves.

Rogério iniciou coletiva comemorando os resultados da unidade.

“Recebemos a notícia dando conta de que a nossa UPA de Conselheiro foi classificada como a 3ª melhor do Estado do Rio de Janeiro. Quando realizamos a licitação para o gerenciamento da unidade, tínhamos este objetivo, ser referência e ter uma das melhores unidades do Estado. Desde que a Unir assumiu a unidade, por possuir um modelo de gestão plena, a execução de procedimentos administrativos é muito mais rápida, pois a facilidade da iniciativa privada para tomar atitudes como reparos e trocas de equipamentos é muito maior, em que não se esbarra em entraves como licitações e tantas outras burocracias que passamos na gestão pública. Desta maneira pedimos à população que venha para UPA quando houver necessidade. Aqui os profissionais darão todo o atendimento necessário, assim como a realização de exames, de forma mais rápida do que no Hospital – em que a demanda é maior – e se necessário o paciente será encaminhado diretamente para internação no hospital”.

Segundo ainda Rogério Cabral, A UPA de Conselheiro apresentou os resultados da excelência de trabalho, na qualidade e rapidez do atendimento, assim como na infraestrutura, o que proporciona um melhor acolhimento e atendimento à população.

Em pesquisa de qualidade de atendimento, a unidade de Conselheiro Paulino chegou a mais de 90% de aprovação no último mês de janeiro, sendo relacionada como a 3ª melhor unidade do Estado do Rio de Janeiro.

A capacidade de atendimento diário da unidade pode chegar a 450 pessoas/dia, resultando em uma redução no fluxo de pacientes na urgência do HMRS e consequentemente possibilitando um melhor atendimento e priorização de casos graves no hospital.

Rogério Cabral e Luis Fernando conversaram com os jornalistas por mais de 2 horas sobre a UPA e temas da área de Saúde no município, como a busca pela estadualização do Hospital, as ampliações e atendimentos nos postos de saúde e o compromisso com a Atenção Básica, a Clínica da Família de Olaria, e a UPA anexa ao hospital que irá incorporar a urgência do mesmo, possibilitando o aumento de leitos no hospital e melhor atendimento a todos.

Luis Fernando corroborou o discurso do prefeito e acrescentou:

“Estamos trabalhando arduamente para dar uma saúde de qualidade a Nova Friburgo. Nossa atenção básica já conta com 36 médicos de família, recebemos agora mais cinco médicos do Provab e mais dois médicos do Programa Mais Médicos. Temos recebido elogios do Ministério Público pela nossa UPA e frequentemente nos reunimos para alinhavar objetivos e melhorias em nossa rede. Temos melhorado nossos postos e unidades e estudaremos uma forma de implantar o mesmo sistema de atendimento da UPA em nosso hospital. Aproveito para agradecer a esta equipe maravilhosa que elevou a nossa UPA para a terceira colocação do estado e peço à população que quando necessário venha a UPA de Conselheiro, pois temos um atendimento de excelência com triagem e classificação de risco, além de toda infraestrutura que dá o acolhimento necessário ao paciente”.  Luis Fernando finalizou dizendo que Nova Friburgo é referência de 14 municípios vizinhos e o desafio ainda é grande, mas os resultados já estão aparecendo.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *