Prefeito sanciona lei que garante R$ 130 milhões para Clínicas da Família

Meta do município é alcançar 70% de cobertura do Programa de Saúde da Família até 2016

unnamed (1)O prefeito Eduardo Paes sancionou nesta terça-feira, 15 de julho, lei que autoriza a Câmara dos Vereadores a destinar R$ 130 milhões decorrentes de sua economia orçamentária ao Poder Executivo Municipal, para serem utilizados na construção e implantação de Clínicas da Família. O Projeto de Lei nº 734-A/2014, de autoria dos vereadores Jorge Felippe, Luiz Carlos Ramos, Leonel Brizola Neto, Dr. Jairinho e Carlo Caiado, determina que a prefeitura encaminhe, a cada três meses, o cronograma de aplicação dos recursos à Casa.

A meta da prefeitura é alcançar 70% de cobertura do Programa Saúde da Família até 2016, com a construção de 68 novas Clínicas da Família. Ao final de 2016, mais de quatro milhões de cariocas serão beneficiados pela estratégia em todo o município.

“O objetivo da utilização do recurso é aumentar a cobertura da Saúde da Família. Serão priorizadas áreas com maior necessidade de unidades de saúde. Vamos poder oferecer muito mais serviços para a população a partir de agora”, resssaltou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

As novas unidades serão construídas em todo o município. Vidigal, Maré, Complexo do Alemão, Andaraí, Santa Teresa (Morro dos Prazeres e Escondidinho), Cordovil, Rio das Pedras, Praça Seca, Acari, Irajá, Cidade de Deus, Barros Filho, Bangu, Vila Kennedy, Realengo, Campo Grande e Santíssimo são alguns dos bairros que ganharão clínicas.

Desde 2009, a Prefeitura do Rio entregou 72 Clínicas da Família à população. O município do Rio, que era a pior capital em cobertura da estratégia de Saúde da Família, teve um avanço recorde e passou de 3,5% de cobertura para 44% – eram 63 equipes de Saúde da Família e, hoje, são mais de 800. Isso equivale a mais de 2,8 milhões de cariocas que, agora, podem contar com uma unidade de saúde a poucos metros de casa.

Para o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a implantação das Clínicas da Família é um dos principais pilares da rede municipal de saúde. “Iniciamos um programa em 2009 que, na minha opinião, é a solução para a Saúde do Rio de Janeiro”.

As Clínicas da Família contam com equipes multidisciplinares de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, agentes comunitários e de vigilância em saúde, técnicos de saúde bucal, e outros. Além de consultas médicas e ações de promoção da saúde, as unidades oferecem exames laboratoriais, ultrassonografia, eletrocardiograma e raios-x.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *