Prefeitura do Rio Inaugura a 58ª Clínica da Família, em Madureira

Unidade vai receber o terceiro Centro de Referência de Obesos da cidade
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil inaugurou nesta quarta-feira, 28 de março, a 58ª clínica da família da cidade, em Madureira. Localizada na Praça Patriarca, a Clínica da Família Souza Marques vai beneficiar 28 mil moradores e amplia para 40% a cobertura de saúde da família na região de Madureira e adjacências. A unidade será a primeira a contar com um centro de atendimento específico para a mulher e abrigará, ainda, o terceiro Centro de Referência de Obesos do município.
Atualmente, a cobertura de saúde da família chega aos 32% no município, o que equivale a 2 milhões de cidadãos com assistência integral e personalizada de saúde. O número é dez vezes maior do que no início da atual gestão, em 2009, quando havia cerca de 200 mil pessoas no programa e o índice de cobertura era de apenas 3,5%. Na região, em 2008, uma parcela de 11% da população era beneficiada pelo programa.
“Com essa nova clínica, são 58 em toda a cidade e mais 28 mil incluídos no sistema de saúde, nessa revolução que estamos fazendo. Os resultados já começam a aparecer. O Ministério da Saúde divulgou ontem resultado de redução de doenças e a cidade do Rio foi a que mais reduziu em todo o país, caindo 14 pontos. A atenção básica é que organiza todo o sistema. E aqui, abrimos o terceiro centro de referência do obeso, promessa de campanha entregue.”, afirma o secretário de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.
A Clínica da Família Souza Marques é a sexta da área de planejamento 3.3 (Madureira e adjacências) e contará com oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal. A previsão é de que sejam feitas 3.200 consultas médicas mensais, além dos demais procedimentos e serviços que serão oferecidos.
No local, os pacientes também passam por procedimentos ambulatoriais, consultas com equipe de enfermagem e com agentes de saúde. Será possível, ainda, realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal e doenças crônicas e distribuição de medicamentos.
O terceiro Centro de Referência de Obesos da cidade será instalado na clínica. O Centro atende pacientes com sobrepeso e obesidade mórbida. O local tem um consultório e uma sala para atividades de grupo e orientação nutricional, e conta com equipamentos específicos como macas para até 200 kg, balança de até 300 kg, cadeiras especiais para pacientes com obesidade e aparelho de pressão para obesos (com manguito maior). O espaço é vinculado a centros de referências do SUS que realizam a cirurgia de redução de estômago para, se houver necessidade, encaminhar os pacientes para a realização da cirurgia.
A nova Clínica da Família também será a primeira a abrigar um centro de atendimento específico para as mulheres. No local, as pacientes terão acesso a exames como preventivo de colo de útero, planejamento familiar, ações de promoção à saúde da mulher, entre outros serviços.
A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h, às 12h. O investimento é de R$ 2,8 milhões.
Sobre Souza Marques: A família Souza Marques começou com José de Souza Marques que se formou em Ciências e Letras, tendo graduado-se, em 1922, em Teologia, com 28 anos de idade. Casou-se com Leopoldina Ribeiro de Souza Marques, com quem teve sete filhos. Foi secretário e vice-diretor do Colégio Batista do Rio de Janeiro, na época do Dr. Shepard. Por concurso público, tornou-se professor do antigo Distrito Federal (Rio de Janeiro). Em 1929, fundou uma escola primária que se transformou no Colégio Souza Marques, posteriormente integrado na Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, na região de Cascadura, que também mantém uma Faculdade de Medicina. O governo do Estado do Rio de Janeiro o homenageou, batizando um colégio estadual com o seu nome. Criou a Fundação Técnico-Educacional Souza Marques em 1966. Ele faleceu em 1974.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *