Prefeitura garante transporte para pacientes de hemodiálise

Realizada nesta segunda-feira, 23, a primeira viagem dos 88 pacientes que farão hemodiálise no Centro de Terapia Renal de Itaboraí, com transporte garantido pela Prefeitura de Teresópolis. Desde o aviso de interdição cautelar do setor de nefrologia do Hospital São José (HSJ) pela Vigilância Sanitária Estadual, a Administração Municipal está empenhada na organização do transporte e acompanhamento dos pacientes nesta fase de realização do tratamento fora do município.

O secretário municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, supervisionou pessoalmente a saída dos ônibus do estacionamento do Ginásio Pedrão e seguiu viagem para Itaboraí para auxiliar os pacientes. “Providenciamos ônibus rodoviários, com ar condicionado, frigobar e poltronas reclináveis, para que a viagem ocorra com segurança e conforto. Uma ambulância, com técnico de enfermagem e enfermeiro do setor de saúde da Prefeitura, acompanha o grupo para qualquer emergência durante a viagem”, explicou o secretário pontuando que a Prefeitura disponibiliza ainda lanche para os pacientes. O grupo de pacientes fará hemodiálise nos turnos da manhã, tarde e noite, sendo que uma turma vai passar pelo tratamento segundas, quartas e sextas e o outro terças, quintas e sábados.

A Secretaria de Saúde também está viabilizando a transferência do tratamento dos pacientes mais debilitados para o Centro de Terapia Renal de Magé, que fica mais próximo a Teresópolis.

A interdição do setor de hemodiálise do Hospital São José tem a finalidade de investigar denúncia de contaminação. A medida preventiva visa a redução de riscos à saúde dos pacientes e estará em vigor pelo tempo necessário para a investigação do sistema operacional do setor.

A Secretaria de Saúde de Teresópolis está acompanhando toda a ação da Vigilância Sanitária Estadual, junto com a direção do Hospital São José, até que o setor de hemodiálise retome o seu funcionamento normal.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *