Prefeitura inaugura Clínica da Família de Cordovil

Unidade beneficiará 18 mil moradores da região com seis equipes de saúde

8c8624bb-9a11-407b-92f4-5f3c92330eb4A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou, na manhã de hoje, a Clínica da Família Eidimir Thiago de Souza na Rua Cordovil, n° 1.242. Com seis equipes de saúde da família e três de saúde bucal, a nova unidade beneficiará 18 mil moradores de Cordovil, com as equipes Júpiter, Rosas, Cordovil, São Sebastião, Melgaço, Laguna. O investimento foi de R$ 5,2 milhões. A subsecretária de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Betina Durovni, falou da alegria de inaugurar a 90ª clínica da família da cidade. “Os moradores dessa região não tinham cobertura de saúde da família, para buscar atendimento médico precisavam se deslocar para longe. A partir de agora poderão cuidar da saúde perto de casa, tendo acesso a serviços como pré-natal e vacinação”, ressaltou.

A unidade faz parte da Área de Planejamento (AP) 3.1, que abrange os bairros Bonsucesso, Brás de Pina, Complexo do Alemão, Cordovil, Ilha do Governador, Jardim América, Manguinhos, Maré, Olaria, Parada de Lucas, Penha Circular, Penha, Ramos e Vigário Geral. Com a inauguração, a AP passa a ter 67% de cobertura de saúde da família, com 44 unidades na região, sendo 13 clínicas da família, 18 centros municipais de saúde, duas policlínicas, três hospitais, cinco centros de atenção psicossocial (CAPS), duas UPAs e uma Coordenação de Emergência Regional (CER Ilha).

Na clínica da família, os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. As clínicas da família, além de consultórios, contam com salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia e almoxarifado.

O nome da nova clínica da família é uma homenagem a Eidimir Thiago de Souza, que foi conselheiro distrital de saúde da AP 3.1 desde 1991. Por ser morador e militante durante anos, lutou pela melhoria das condições de saúde dos moradores que residem no bairro de Cordovil. Faleceu em 5 de setembro de 2014.

A cidade do Rio passa a contar com 90 clínicas da família em todas as regiões. Trata-se de um projeto inovador, criado em 2009, que permitiu a expansão histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. Com a implantação das clínicas, o Rio saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou nos últimos anos a capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no país. Hoje, 55% dos cariocas têm cobertura de saúde integral e a Prefeitura pretende ampliar esse valor para 70% até o fim de 2016.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *