Prefeitura Inaugura Novas Instalações do CMS Nagib Jorge Farah, no Jardim América

Com mais sete equipes de saúde da família, bairro passa a contar com 100% de cobertura

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, inauguraram neste sábado, 21 de abril, as novas instalações do Centro Municipal de Saúde (CMS) Nagib Jorge Farah, no Jardim América. A unidade foi totalmente reformada e ganhou o reforço de mais sete equipes de saúde da família e três de saúde bucal, ampliando para 100% a cobertura do programa de Saúde da Família no bairro.

O centro de saúde, localizado na Praça Soldado Michel Cheib, é uma 72 unidades reformadas em todo o município desde o inicio da atual gestão. O prédio – dividido com a Estação Observatório (OTICS) e com a Secretaria de Assistência Social (CRAS Anilva Dutra Mendes) e Secretaria da Pessoa com Deficiência e Cuidados Especiais (RBC) – ganhou novos consultórios, possibilitando o aumento do número de equipes de saúde da família e a ampliação da cobertura na região. A unidade realizará 3.500 consultas por mês, beneficiando cerca de 24.500 moradores.

“A Prefeitura está investindo na ampliação da atenção primária não só com a construção de novas clínicas em locais com carência de serviços, mas também com reformas e ampliações de unidades que funcionam em prédios mais antigos. Com as melhorias, a população é atendida com mais conforto e qualidade”, afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

Atualmente, a cobertura de Saúde da Família em toda cidade passa de 2,1 milhões de pessoas, o que equivale a 33% da população. Na região da área de planejamento 3.1, que, além do Jardim América, compreende bairros como Ilha do Governador, Penha, Ramos e Bonsucesso, entre outros, o benefício chega a 60% dos moradores. Em 2008, apenas 5,6% da região era atendida pelas equipes.

Com as obras, o CMS Nagib Jorge Farah passou a contar também com um Centro de Convivência do Idoso, que oferece atividades físicas supervisionadas por um profissional na Academia Carioca de Saúde. No centro, que é uma parceria com a Secretaria Especial de Envelhecimento e Qualidade de Vida (SESQV), são realizadas atividades multidisciplinares como círculos de leitura, aulas de dança, programação cultural, aulas de informática e atendimento clínico, com encaminhamento a um especialista, quando necessário. O investimento para as reformas foi de R$ 700 mil.

O Centro Municipal de Saúde Nagib Jorge Farah fica na Praça Soldado Michel Cheib e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 20h.


FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *