Prefeitura inicia preparação de praças para instalação de Academias da Saúde

Equipamentos ficarão situados no Alto, Beira Linha, Barra e Ermitage

A Prefeitura, através da Secretaria M. de Serviços Públicos, iniciou nesta terça-feira, 6, a preparação da praça Nilo Peçanha, a da escola Ginda Bloch, no Alto, para instalação da Academia da Saúde ao Ar Livre no local. O projeto é coordenado pela Secretaria M. de Saúde e segue os preceitos do Programa Academia da Saúde, do Governo Federal. A iniciativa visa a implantação de outras quatro academias nas praças Higino da Silveira, a da Feirinha de Teresópolis, Francisco Graciano da Silva, na Beira Linha, Maria Corina Paim, na Barra do Imbuí, e José Augusto Vieira, em frente à Escola M. Sakurá, na Ermitage.

“Existem academias em vários municípios e o prefeito Arlei fez questão de inserir Teresópolis nesse programa. Nosso objetivo é incentivar a prática da atividade física, que ajuda a prevenir várias doenças como hipertensão e diabetes”, comentou o subsecretário de Saúde, Hamilton Galdino, que coordena a implantação do projeto na cidade, pontuando que serão 10 equipamentos por academia, sendo que alguns aparelhos são duplos, ou seja, podem ser usados por duas pessoas simultaneamente.

O programa Academia da Saúde segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de incentivar a prática de atividade física por 30 minutos cinco ou mais dias por semana. Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta que em 2009 mais de 16% dos adultos ouvidos eram sedentários, ou seja, pessoas que não faziam nenhuma atividade física no tempo livre.

O trabalho de preparação dos espaços públicos para a instalação dos equipamentos começou nesta terça, 6, pela Praça Nilo Peçanha, no Alto, onde funcionários da Secretaria de Serviços Públicos fizeram a marcação dos pontos e iniciaram a construção da base para colocação dos aparelhos.

Essa infraestrutura ​será​ composta por uma área de 10 cm de altura, com 150m². Nos próximos dias, esse mesmo trabalho será feito nas demais praças contempladas com o projeto. A partir daí, os equipamentos serão instalados. A previsão é de que as academias estejam disponíveis para a população dentro de aproximadamente 20 dias.

unnamed (1)

Funcionários da Prefeitura fazem a marcação dos pontos onde será construída a base para colocação dos aparelhos

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *