Prefeitura lança nesta segunda-feira Campanha Municipal do Preventivo

Começa nesta segunda-feira (19/10) mais uma edição da Campanha Municipal do Preventivo, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. Com o objetivo de incentivar as mulheres a realizarem o exame contra o câncer de colo de útero, a mobilização segue até sábado (24/10) quando acontece o Dia D. A previsão é realizar três mil exames durante a campanha.

Todos os postos, centros e unidades básicas de saúde estarão participando da mobilização e para facilitar o acesso das mulheres, 16 unidades – Alto Independência; Alto da Serra; Amazonas; Bataillard; Bonfim; Castelo São Manoel; Comunidade Primeiro de Maio; Jardim Salvador; Nova Cascatinha; Posse; Retiro; Santíssima Trindade; Vila Felipe; Vila Rica; Vila Saúde e o Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente (Centro de Saúde da Rua Santos Dumont) estarão funcionando em horário estendido – de 16h às 20h. No Dia D, 38 unidades estarão abertas para receber as mulheres no horário de 8h às 17h.

O câncer no colo do útero é um dos responsáveis pelo elevado índice de mortalidade feminina. O preventivo permite que anormalidades sejam detectadas precocemente, permitindo que o problema seja tratado antes mesmo do surgimento da doença. Em 2014, 17.200 exames foram realizados, destes 1.419 apresentaram algum tipo de alteração. “O preventivo é um procedimento rápido e muito importante, considerado a principal forma de prevenção contra o câncer no colo do útero. É importante detectar essas alterações antes que se torne mais grave”, alertou a coordenadora do Programa da Mulher, Fabíola Heck.

FONTE: Prefeitura Municipal de Petrópolis
http://www.petropolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *