Prefeitura promove a primeira etapa da vacinação contra a Paralisia Infantil

Meta é imunizar 389 mil crianças em cada fase da campanha

A Prefeitura do Rio realiza neste sábado, 16 de junho, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Antipoliomielite, que imunizará as crianças menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a paralisia infantil. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) disponibilizará 550 mil doses da vacina em mais de mil pontos em toda a cidade, entre unidades de saúde, escolas, igrejas, praças e outros locais. Os postos funcionarão das 8h às 17h.

A expectativa é vacinar aproximadamente 389 mil crianças em cada etapa da campanha, o que representa 95% da população-alvo. A segunda fase está prevista para o dia 18 de agosto. Médicos e enfermeiros estarão de plantão nos postos para esclarecer dúvidas da população.

A vacina contra a paralisia infantil não tem contraindicações. Apenas em caso de doenças graves, a criança não deve tomar as gotinhas. Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e, mesmo que ela esteja atrasada, a criança pode receber a nova dose

A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença infectocontagiosa aguda transmitida por vírus que age como infecção ou sob forma paralítica, podendo provocar sequelas permanentes ou até mesmo levar à morte. Em 2011, mais de 783 mil crianças foram vacinadas nas duas etapas da campanha.

Para obter mais informações sobre a campanha e os endereços dos locais de vacinação, basta entrar em contato com o Disque-Rio, no telefone 1746, que funciona 24 horas. A relação dos postos também pode ser encontrada na internet, na página da SMSDC, pelo link http://migre.me/9trXf.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *