Prefeitura promove ação de conscientização sobre Tuberculose

Teresópolis, 23 de março de 2012  Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Teresópolis promove durante a próxima semana, 26 a 30, em PSFs da cidade, atividades de sensibilização sobre o tema. Será distribuído material explicativo sobre a doença. 

Além disso, será divulgado o Programa de Controle da Tuberculose de Secretaria de Saúde. De acordo com a Coordenadora do programa, Elvira Crivano, é fundamental que a população esteja bem informada sobre a doença. “A nossa intenção é informar sobre os sintomas e os cuidados a serem tomados. Vamos enfatizar a busca dos sintomáticos respiratórios para fazermos o diagnóstico precoce e tratamento adequado”, frisou a médica, pontuando que o tratamento pode ser feito na Secretaria ou nos PSFs e Unidades Básicas de Saúde, para que o paciente não precise se deslocar do seu bairro e se dirigir à sede da Secretaria, na Tijuca.

Tuberculose tem cura!’

Tosse seca ou não, por mais de duas semanas, febre baixa principalmente à tarde, falta de apetite, emagrecimento e suores noturnos podem ser indicativos de Tuberculose. Se a pessoa apresentar esses sintomas, deve procurar de imediato o Posto de Saúde mais próximo para a realização de exames. O tratamento é totalmente gratuito, inclusive os medicamentos, e a doença é 100% curável.

O Programa de Controle da Tuberculose funciona na Secretaria de Saúde e atende aos pacientes recebendo material para exame de baciloscopia, investigando os contactantes do doente e realizando o teste tuberculínico (PPD). O atendimento acontece terça, quarta e sexta-feira, pela manhã, por encaminhamento médico ou o paciente pode se dirigir diretamente à Divisão de Vigilância Epidemiológica. Para mais informações, o telefone do setor é (21) 2742-9883.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *