Prefeitura promove capacitação sobre vacinação contra a gripe

Campanha nacional acontece de 4 a 22 de maio

Com o objetivo de promover a atualização dos profissionais da Rede Municipal de Saúde que vão trabalhar na campanha nacional de vacinação contra a gripe, entre os dias 4 e 22 de maio, a Prefeitura realiza, nesta quinta-feira, 16 de abril, um curso sobre o assunto. O treinamento acontece no auditório da Secretaria M. de Saúde, na Tijuca, entre 14h e 17h, e será ministrado pela enfermeira Daurema Docasar, coordenadora do Setor de Imunização, e pelo médico sanitarista Luiz Guilherme Nascimento.

Tradicionalmente realizada no mês de abril, este ano a campanha nacional de vacinação contra a gripe acontecerá de 4 a 22 de maio, por determinação do Ministério da Saúde, sendo 9 de maio o Dia D de mobilização nacional. Em 2014, Teresópolis imunizou contra a gripe 36.142 pessoas do público-alvo, totalizando 96,94% de cobertura. A meta era vacinar 37.294 indivíduos no total.

Nesta 17ª edição da campanha, além de pessoas com 60 anos ou mais de idade, serão imunizados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção. Daí a importância da imunização, que tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *