Prefeitura trabalha no auxílio às famílias atingidas pelas chuvas em Teresópolis

Equipes atuam fazendo a limpeza da cidade desde a madrugada
Teresópolis, 07 de abril de 2012 – A Prefeitura de Teresópolis trabalha incessantemente desde a noite de sexta-feira, dia 06, quando uma forte chuva atingiu alguns bairros do município. Equipes atuam fazendo a limpeza da cidade desde as primeiras horas da madrugada deste sábado. O Prefeito Arlei solicitou ajuda ao Governador Sérgio Cabral, que está auxiliando o Governo Municipal com equipamentos e mão de obra, entre outros serviços imediatos. Sete retroescavadeiras, 16 caminhões, duas pás carregadeiras, três caminhões pipas e 120 homens foram disponibilizados pelo Estado, que trabalha juntamente com todo o efetivo da administração municipal.
“Em um primeiro momento demos o total atendimento às famílias atingidas pela chuva e, na manhã deste sábado, iniciamos a limpeza do centro da cidade e também dos bairros. Estamos empenhados e queremos dar assistência rápida à população. Trabalharemos sem parar até conseguirmos resolver todos os problemas”, garantiu o Prefeito Arlei.
O Governador Sérgio Cabral conversou com o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, que disponibilizou a Comlurb – Companhia Municipal de Limpeza Urbana para auxiliar na limpeza da cidade. Segundo Ícaro Moreno, Presidente da EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado), a partir de segunda-feira, dia 09, o Governo do Estado fará um levantamento nas localidades de Pimentel, Rosário, Perpétuo e Vale da Revolta para traçar um modelo de ações preventivas nessas comunidades. “Faremos um trabalho integrado com a Prefeitura nessas áreas, de grande instabilidade, e que foram ocupadas desordenadamente”, disse Ícaro.
Para o Prefeito Arlei, a população atendeu bem ao sistema de alerta e alarme. “A ação emergencial funcionou, com as sirenes sendo acionadas e a população se dirigindo aos pontos de apoio. Esta ação salvou muitas vidas. Já iniciamos a vistoria nas casas nas localidades atingidas e estamos contando com o total apoio do Estado, que nos cedeu equipamentos e pessoal”, ressaltou o Prefeito.
A presidente da Comlutb, Ângela Fonti, a assessora da Subsecretaria do Interior do Governo do Estado – sede Teresópolis, Martha Carvalho de Oliveira, e empresas que prestam serviço ao Governo do Rio de Janeiro também participaram da reunião.
Números atualizados
O forte temporal da noite desta sexta-feira, 6, em Teresópolis, que em apenas quatro horas registrou 160mm, volume esperado para todo o mês de abril, registra até o momento 5 óbitos, 15 pessoas feridas e 414 desalojados. Os bairros mais atingidos por deslizamentos de terra são Bom Retiro, Coreia, Perpétuo, Pimentel, Quinta Lebrão, Santa Cecília e Vale da Revolta.
Deputado Federal Glauber Braga em Teresópolis
Autor do Estatuto da Proteção Civil, que cria uma política ampla de prevenção e gestão de desastres naturais e um fundo para financiar as ações previstas, o Deputado Federal Glauber Braga esteve em Teresópolis neste sábado, 7. Além de se informar sobre as ações da Defesa Civil para o atendimento à população, o parlamentar também esteve em alguns bairros afetados pelo temporal desta sexta, 6, como Quinta Lebrão, Pimentel, Bom Retiro e Santa Cecília.
“Como deputado federal eu me coloco à disposição do município em ações, para que eu possa disponibilizar auxílio, dentro das limitações de deputado federal. Ainda é o momento de socorro às vítimas e de verificação dos riscos. Mas depois que esta etapa passar deverá haver uma ação específica para a reestruturação da cidade”, disse o Deputado Glauber Braga, acrescentando que o objetivo do Estatuto da Proteção Civil, que foi aprovado pelo Congresso Nacional, é garantir a rápida recuperação das regiões e das populações afetadas por enchentes, secas e queimadas em todo o País.

Ícaro Moreno, Presidente da EMOP, e o Prefeito Arlei traçam estratégias de atendimento às vítimas das chuvas e ações de limpeza do município

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *