Quando a satisfação em fazer o bem é o combustível para a dedicação profissional

thumbnail_1444336633Os primeiros operadores de raios X foram indispensáveis à profissionalização das técnicas radiológicas no Brasil e merecem o nosso reconhecimento. No 5º Congresso Nacional e 2º Intercâmbio Internacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, que será realizado em Brasília/DF, nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro de 2015, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) vai render homenagem a esses pioneiros que serão condecorados com a Medalha CONTER Wilhelm Conrad Röntgen. Conheça hoje a história do senhor Francisco Sales Ribeiro, personagem da capital mineira que fez a diferença em nossa trajetória.

Com mais de três décadas comprometidas com o atendimento a pacientes na área da saúde, Francisco Sales Ribeiro iniciou sua vida profissional como atendente do setor de enfermagem. Em 1983, já formado no curso de Técnico em Radiologia, começou a trabalhar na Clínica Radiológica CONRAD. De lá para cá, acumulou diversas experiências profissionais, mas foi na pediatria que encontrou o seu lugar, foram mais de 27 anos na ala infantil.

“Trabalhar com criança requer um cuidado maior. A gente lida com as pessoas, na maioria das vezes, em uma situação de atribulação muito grande. Então, se para um adulto já pode
ser desesperador estar em um setor de radiologia, imagine para uma criança. Então, é um trabalho muito sensível”, confidencia o profissional. Percebemos que a lida diária com os infortúnios dos outros o fez uma pessoa melhor quando ele, sem perceber, solta a seguinte frase: “A gente presencia tanta doença, tantos problemas… muitas vezes nós mesmos estamos cheios de problemas, mas aí a gente vê que eles não são nada e continua trabalhando”.

Para o técnico em Radiologia, uma grande satisfação no seu trabalho é presenciar a recuperação de um paciente. “É muito gratificante ver uma pessoa que chegou politraumatizada sair andando”, conta. Ele reconhece que o profissional da Radiologia é parte de u12 (2)ma equipe e que seu trabalho deve ser baseado em alguns princípios para se alcançar êxito no exercício profissional. “Um profissional deve ser bom como um todo. É dedicação, educação, cuidado e compromisso. Um bom profissional deve ter tudo isso”, aconselha.

Figura emblemática de Belo Horizonte, Francisco Ribeiro atualmente é Conselheiro Efetivo pelo 5º Corpo de Conselheiros do CRTR da 3ª Região. Ele participa ativamente das atividades do Conselho Regional desde o 3º Corpo de Conselheiros. No órgão, já exerceu o cargo de Diretor Secretário.

FONTE: CONTER
http://www.conter.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *