Rio Imagem chega aos 600 mil exames

Unidade faz hoje 25 mil exames por mês, o equivalente ao que toda a rede estadual de saúde fazia por ano em 2006

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_rioimagem2_IMG_4944O Rio Imagem, Centro de Diagóstico por Imagem do Governo do Estado, comemora a marca de 600 mil exames realizados em dois anos e meio de funcionamento. A unidade realiza hoje 25 mil exames por mês, o equivalente à produção de toda a rede estadual de saúde no ano de 2006. De toda a produção, 25% são ultrassonografias, com cerca de 160 mil feitas na unidade desde a inauguração no fim de 2011. A unidade inovou na rede de saúde pública fluminense ao concentrar em um único lugar diversos exames de imagem, alguns de alta complexidade.

Pensando no conforto do paciente, desde abril deste ano é possível acessar laudos e imagens de exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, radiografia simples e ecocardiograma vascular através da internet, no site da Secretaria de Estado de Saúde (www.saude.rj.gov.br). O paciente tem acesso totalmente seguro através de qualquer tipo de computador, tablet e smartphone. Na segunda etapa do projeto, serão disponibilizados também os exames de mamografias e resultados de biópsia.

– Estamos sempre em busca de soluções para facilitar a vida do paciente. Com essa ação, podemos proporcionar comodidade ao paciente, principalmente para aqueles de municípios mais distantes. O acesso pode ser feito diretamente no consultório do médico, conferindo agilidade ao tratamento e à avaliação médica. Além disso, teremos redução de custos de impressão e envelopamento – afirma Leonardo Velloso, diretor da unidade.

Além de aparelhos de última geração, a unidade também oferece dignidade no atendimento e acolhimento à população. Todos os ambientes foram pensados para deixar o paciente confortável. Há área específica para o atendimento de mulheres, o ambiente de ressonância conta com imagens de motivação para tranquilizar o paciente e a arte está na maior parede da área externa do Rio Imagem: uma tela de Romero Britto, feita especialmente para enfeitar o local.

Modelo de marcação sem filas – O Rio Imagem dispõe de um sistema online em que as 92 Secretarias Municipais de Saúde podem agendar os exames de seus moradores. Há cotas mensais de vagas por municípios, de acordo com a densidade populacional. Caso a cota de um determinado exame não seja preenchida até o dia 15 de cada mês, as vagas são liberadas e podem ser usadas por cidades com maior demanda, de forma a que todos sejam atendidos. Para agendar o exame, basta o paciente procurar sua Secretaria Municipal de Saúde com o pedido médico para que este seja marcado. A confirmação de agendamento é feita por SMS para o paciente, que só precisa ir ao Rio Imagem no dia do exame.

O Rio Imagem fica na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio (em frente à Central do Brasil). O horário de funcionamento é de segunda à sexta, de 7h às 21h; sábados, das 8h às 17h, e domingos, das 8h às 13h.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *