Rio Imagem promove cursos de capacitação gratuitos para médicos

A Secretaria de Estado de Saúde vem investindo cada vez mais na capacitação de seus funcionários. No Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem, o Rio Imagem, médicos que trabalham com diagnóstico por imagens poderão fazer cursos gratuitos. A ideia é melhorar a oferta de serviços e, com isso, garantir mais segurança e precisão nos laudos emitidos a pacientes atendidos em todo o estado do Rio de Janeiro.

Entre os temas abordados está o Doppler Vascular Periférico Arterial e Venoso, que tem como objetivo atualizar e capacitar a equipe de 13 médicos do setor de doppler vascular que trabalha no Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem para que todos adotem a mesma rotina e protocolos de atendimento, visando uma normatização de exames. O próximo passo é estender o curso para médicos de toda a rede estadual de saúde.

As palestras sobre angiotomografia computadorizada de artérias coronarianas para médicos cardiologistas da rede pública, em que são orientados a identificar quais pacientes precisam passar por este tipo exame, considerado menos invasivo, e quais os cuidados necessários durante a sua realização. O procedimento é realizado através de tomografia computadorizada e serve para identificar uma possível obstrução das artérias do coração. Um diagnóstico precoce pode evitar, por exemplo, que o paciente tenha um infarto. A primeira palestra contou com 39 médicos cardiologistas que trabalham na rede estadual de saúde.

Residentes – Residentes de radiologia também terão vez, com sessões de discussões para médicos do 1º e 2º ano que visam detalhar como são feitos os exames de radiologia e os laudos. Com 12 participantes, as aulas estão sendo ministradas inicialmente para residentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mas estão abertas para residentes de outras instituições de ensino. As aulas acontecem quinzenalmente, com duração de um ano.

– Uma das finalidades do Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem é capacitar médicos e colaborar na formação de novos residentes na área de diagnósticos por imagem da rede pública para que, mais bem formados, possam elaborar diagnósticos mais precisos aos pacientes. Esse trabalho gera um serviço de excelência à população – explica Paulo.

Mais informações sobre cursos e palestras poderão ser obtidas pelo email  isabor.magalhaes@rioimagem.net.br.

Sobre o Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem – Inaugurado em 10 de dezembro de 2011, o Rio Imagem tem capacidade para realizar 800 exames por dia e mais de 22 mil por mês. A unidade é uma das maiores da rede pública na América Latina. Primeiro serviço deste tipo a ser disponibilizado no estado, o Centro Estadual de Diagnóstico por Imagemoferece, de forma exclusiva, exames realizados por equipamentos de última geração, como a tomografia computadorizada de artérias coronárias e a ressonância de mama, indicada para detectar tumores em pacientes jovens, submetidas à radioterapia ou com prótese de silicone. Alguns exames só estavam disponíveis, até então, em hospitais particulares e, mesmo assim, sem a cobertura de planos de saúde.

O Rio Imagem fica na Avenida Presidente Vargas 1.733, no Centro (em frente à Central do Brasil).

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *