Rio Imagem recebe visita do Comitê Olímpico Internacional

A comissão está no Rio para acompanhar a preparação do sistema público de saúde para os Jogos de 2016

RioImagem-Visita COI61Um grupo de cinco representantes do Comitê Olímpico Internacional e dos Jogos Olímpicos de Londres visitou neste domingo (27/10) o Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado, o Rio Imagem, no Centro do Rio, para acompanhar a preparação do sistema público de saúde para os Jogos de 2016.

A comissão conheceu as instalações e equipamentos da unidade, além de entender como funciona o encaminhamento de pacientes para marcação de exames no Rio Imagem, feita por sistema online através das secretarias municipais de saúde, dentro das cotas municipais para realizar os procedimentos

– Esse centro de imagem é um verdadeiro gol de placa. É impressionante o que esse setor vem prestando de serviços à população nesses dois anos de funcionamento. Para nós do COI é importante saber que já existe um Centro de Imagem em pleno funcionamento faltando ainda três anos para as Olimpíadas de 2016. – avalia o chefe médico Rio 2016, João Alves Grangeiro.

– Foi enriquecedora a presença da comissão do COI no Rio Imagem. Acredito que estamos no caminho certo para que possamos nos tornar referência no atendimento de exames de imagem durante as Olimpíadas de 2016 – conta Leonardo Velloso, diretor do Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado, o Rio Imagem.

Nesta segunda-feira, 28/10, o grupo participar de uma simulação de atendimento a paciente politraumatizado no Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT). Durante a visita ao HEAT, o grupo vai conhecer o Hospital de Campanha, com capacidade para realizar consultas e cirurgias, que fará parte da estrutura oferecida pela Secretaria de Estado de Saúde durante os grandes eventos que acontecerão no Rio nos próximos anos. Também está na lista de visitação do grupo, o Hospital Estadual Albert Schweitzer e outras unidade de saúde do município e federal.

A agenda do grupo inclui ainda um workshop para troca de experiências no dia 29 com equipes da Secretaria de Estado de Saúde, quando serão apresentados o plano de atendimento à saúde utilizado nas últimas Olimpíadas de Londres e o que o Rio de Janeiro está preparando no setor para os Jogos Olímpicos de 2016.

Rio Imagem – Inaugurado em dezembro de 2011, o Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado atende aos usuários do SUS de todo o Rio de Janeiro, tornando-se em menos de dois anos referência tanto para médicos como para a população. Em 20 meses já realizou 405 mil exames. São mais de 25 mil exames de diagnóstico por mês, entre tomografias, ressonâncias (com ou sem sedação), ultrassonografias, mamografias, ecocardiogramas, raios-x.

Números – A unidade, que recebeu R$ 33,5 milhões em investimentos do Governo do Estado, conta com uma ala inédita na rede voltada especialmente para a saúde da mulher, com ultrassonografia e mamógrafo, e um setor de ensino e pesquisa, com uma central de análise de laudos e um auditório com cerca de 50 lugares para cursos e capacitação de profissionais.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *