Rio inicia sábado campanha para atualizar vacinação das crianças

 Unidades básicas de saúde vão oferecer todas as vacinas do calendário nacional de imunização

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado, 24 de agosto, o dia D de mobilização da Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação. A expectativa é receber, até o dia 30, cerca de 393 mil crianças até 5 anos para avaliação da caderneta de vacinação e aplicação dos imunizantes que estejam atrasados. Três mil profissionais irão atuar em 215 unidades básicas de saúde, que estarão funcionando das 8 às 17 horas.

O objetivo da campanha é reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal, melhorando as coberturas de imunização dos pequenos. Com isso, diminui-se o risco de transmissão e controlam-se as chamadas doenças imunopreveníveis. Os pais devem levar suas crianças às unidades de saúde e apresentar a caderneta de vacinação. Caso esteja em atraso com alguma dose, a vacina será aplicada.

Durante toda a semana em que durar a campanha, serão disponibilizadas nas unidades básicas de saúde todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança, como BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), rotavírus oral, meningo C conjugada, pneumo 10 valente, DTP e tríplice viral.

A VIP é administrada por via injetável, é segura, eficaz, desencadeia uma excelente resposta imune contra os três tipos de poliovírus. O Brasil está há 23 anos sem registrar casos da doença e no ano de 1994 recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão do Poliovírus Selvagem.

A vacina pentavalente é indicada para crianças a partir de dois meses de vida e protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b.

Para obter mais informações sobre a campanha ou saber quais os locais de vacinação, a população pode entrar em contato com o Disque Rio, no telefone 1746, que funciona 24 horas.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *