Rio realiza Campanha “Teste, Trate, Viva Melhor”

Atividades de conscientização e promoção da saúde marcam Dia de Luta contra a Aids

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove no período de 1º a 6 de dezembro, em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS), a Campanha “Teste, trate, viva melhor”. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da realização de exames de HIV e sífilis e marcar o Dia Mundial da Luta contra a Aids, em 1º de dezembro.

Durante a campanha serão realizados testes gratuitos em 174 unidades de Atenção Primária. A expectativa da secretaria é fazer, durante toda a semana, 153 mil testes – 71 mil para detecção do HIV e 82 mil da sífilis.

Além dos testes, as unidades vão realizar outras atividades de promoção de saúde, como coleta de sangue e encontros para aconselhamentos individuais e coletivos. Entre os temas que serão abordados nas atividades estarão riscos e formas de infecção, uso de drogas e as diversas possibilidades de se buscar o resultado dos exames. Mais de um milhão de preservativos e cerca de 200 mil sachês de gel lubrificante serão distribuídos durante a campanha.

As unidades de Atenção Primária atenderão todas as pessoas que desejarem se submeter aos exames, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, e no sábado, das 8 às 12 horas. Para isso, os interessados devem apresentar documento de identidade com foto e CPF.  Os resultados estarão disponíveis em dez dias na unidade onde foi realizada a coleta ou pela internet.

Mais informações sobre os locais de realização dos testes gratuitos podem ser obtidos pela central de atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.

Pelo quarto ano consecutivo, 13 monumentos da cidade serão iluminados na cor vermelha nas noites de 28, 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. A ação, idealizada pela ONG (RED) – fundada pelo cantor Bono Vox – divulga a prevenção e luta pela eliminação do vírus da Aids. Vários monumentos espalhados pelo mundo também têm sua iluminação em vermelho nesta data para lembrar a importância do uso de preservativos e da solidariedade com milhões de pessoas que vivem com HIV. O Cristo Redentor, a Catedral Metropolitana, a Cidade das Artes, o Palácio da Cidade, o Centro Administrativo São Sebastião (CASS), o Museu de Arte do Rio e o Parque Madureira são alguns dos locais que estarão com sua iluminação na cor vermelha.

Relação dos monumentos que serão iluminados na cor vermelha:
1 – Cristo Redentor (apenas no dia 01/12)
2 – Museu de Arte do Rio
3 – Cidade das Artes
4 – Arcos da Lapa
5 – Catedral Metropolitana
6 – Câmara Municipal
7 – Praça Paris
8 – Centro Cultural AfroReggae
9 – Monumento Estácio de Sá – Aterro do Flamengo
10 – Monumento Zuzu Angel – São Conrado
11 – CASS
12 – Palácio da Cidade
13 – Parque Madureira

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *