Rio realiza Festival de Arte e Cultura da Diversidade

Parceria da Secretaria de Saúde com a UFRJ, evento acontece entre os dias 24 e 26

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá, em parceria com a UFRJ, nos próximos dias 24, 25 e 26, o 5° Festival de Arte e Cultura da Diversidade. O evento, gratuito, contará com atividades artísticas e culturais, além de debates sobre diversidade cultural, social e racial e acontecerá no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ (CBAE).

No dia 24,  serão exibidos no prédio principal da universidade mostras de documentários sobre a comunidade da Maré e Oi Kabum, conteúdo da TV Pinel, exposições fotográficas, oficinas de arte, teatro, artesanatos e grafite, além de apresentação de danças e músicas. No Bar Referência, haverá a oficina de arte “Com o que sonham as crianças?”, coordenada pelos Centros de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil da Rede de Saúde Mental.

Já o salão do CBAE contará com oficinas de teatro, dança, além da apresentação do grupo Teatro Novo, no qual atores com Síndrome de Down contracenam.  A música fica por conta dos alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica, que farão um número especial para os convidados, além de rodas de samba e percussão, batalhas de RAP e desfile de moda da cultura negra.

No segundo dia do evento, acontecerá oficina de teatro e roda de conversa com o Centro de Articulação Cultural: Educação, Geração de Renda e Acessibilidade. A música e a dança terão suas apresentações no Salão do CBAE, com apresentações de peças teatrais, musicais e de blocos Carnavalescos, além da participação da Escola de Samba Cubango.

O último dia do festival terá atividades diversificadas, como a oficina de Grafitagem, apresentação do Coral do CAPS Maria do Socorro Santos. Além disso, haverá o lançamento do manual de Direitos e Deveres dos usuários e familiares em saúde mental, e rodas de conversa sobre hip hop e redução de danos. O salão do prédio principal contará com rodas de capoeira, samba e outros ritmos.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *