RJ consegue atingir a meta de vacinação contra a gripe

Secretaria de Estado de Saúde recomendou que municípios continuassem a imunizar, mesmo após o fim da campanha nacional. Esforço além do prazo valeu a pena e mais de 81% da população recebeu a dose

 A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe chegou ao fim no dia 1º. de junho. A Secretaria de Estado de Saúde, no entanto, recomendou que os municípios de todo o Rio de Janeiro seguissem imunizando o público-alvo, já que as doses tinham sido distribuídas. Tal esforço conjunto valeu à pena. No final do dia desta sexta-feira (15), o estado ultrapassou os 80% de pessoas imunizadas – meta estipulada pelo Ministério da Saúde – chegando a 81,33% de cobertura, o equivalente a mais de 2,25 milhões de pessoas.

Na campanha de 2012, o público-alvo foi de crianças entre 6 meses e 2 anos, grávidas, idosos, profissionais de saúde e indígenas. Na análise por público, não atingiram a meta as gestantes (73%) e os idosos (76,5%). 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em países de todo o mundo, entre eles o Brasil. Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta – algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *