Saúde pública e voluntariado são temas debate na Câmara do Rio

Em seu 5° Fórum, o Observatório da Saúde RJ reúne médicos e representantes do poder público para debate sobre a importância e os desafios do voluntariado social na saúde.

O Observatório da Saúde RJ – entidade que tem se destacado no Rio de Janeiro e no Brasil por defender melhorias na saúde pública e fomentar uma cultura de prevenção – irá realizar um fórum com a temática “Voluntariado na saúde: a importância da participação cidadã”. O evento, que vai acontecer na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no dia 24 de agosto, será aberto ao público e tem como objetivo não apenas expor a importância do trabalho voluntário, mas também debater as dificuldades de acesso à saúde, enfrentadas pela população mais carente. Além disso, o fórum irá traçar um paralelo entre a responsabilidade do poder público e o trabalho dos médicos voluntários.

Entre os palestrantes do 5° fórum do Observatório da Saúde, estarão os médicos Luiz Roberto Londres, presidente do Instituto de Medicina e Cidadania (IMC) e autor do livro “Sintomas de uma época: quando o ser humano se torna um objeto”;  João Ricardo Ribas, da Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal do Rio; Félix Zyngier, voluntario na Comunidade do Morro Azul e Alexandre Charão, cirurgião plástico da Médicos Sem Fronteiras, que atuou em mais de dez projetos, incluindo Burundi, Iraque e Haiti.
O evento é aberto ao público, porém as vagas são limitadas. A inscrição gratuita deve ser feita no link  https://goo.gl/nQP4vN.

Porque falar sobre voluntariado na saúde
Para o Observatório da Saúde, a abordagem de valores altruístas na atual conjuntura social é de extrema importância. Os voluntários atuam de forma complementar, doando não apenas um serviço, mas também atenção, alegria, respeito e esperança para aqueles que precisam, fatores fundamentais para promoção da saúde e do bem estar.
“Os profissionais em geral, mais especialmente aqueles das áreas de ciências exatas e de saúde, costumam ficar muito limitados a um conhecimento específico, e isso acaba nos impedindo de pensar, refletir sobre nosso trabalho. O comportamento profissional não pode ser apenas um reflexo, tem que ser uma reflexão”, destaca o médico Marcio Meirelles, diretor executivo do Observatório da Saúde.

Serviço:
5º Fórum Observatório da Saúde
Tema: Voluntariado social na saúde – a importância da participação cidadã
Data: 24 de agosto de 2017
Horário: De 9 às 12 horas
Local: Auditório da Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Palácio Pedro Ernesto – Praça Floriano, s/n – Centro, Rio de Janeiro-RJ

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *