Secretaria de Saúde vence prêmio por sistema para monitorar dengue

monitora_dengueA Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro venceu o Prêmio TI & Governo 2014 com o projeto Monitora Dengue, desenvolvido pelo setor de Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) do órgão. A premiação, que ocorre nesta segunda (2), escolhe anualmente as vinte melhores iniciativas da área da tecnologia da informação e comunicação criadas por instituições federais, estaduais e municipais.

– O uso do sistema Monitora Dengue permite um maior controle da doença. De forma ágil, os gestores municipais conseguem identificar as casas visitadas, e quais locais apresentam concentração de focos do mosquito Aedes aegypti. Com essas informações, as intervenções de combate podem ser desencadeadas em tempo hábil – destacou Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental.

Monitora Dengue – Lançado em 2013 pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro numa ação pioneira no país, oMonitora Dengue é um sistema instalado em smartphones que são usados para transmissão de dados sobre dengue em tempo real. O objetivo é garantir que os municípios consigam acompanhar o trabalho dos agentes de endemia na busca por focos do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti). A tecnologia do sistema agiliza a elaboração dos relatórios com os dados coletados e permite que o tempo de resposta para implementação de ações de combate à dengue e atendimento aos pacientes seja feito mais rápido nos pontos onde houver necessidade. Até o momento, cerca de 180 técnicos de 77 municípios foram capacitados para implantação do Sistema Monitora Dengue.

Premiação – Os projetos foram classificados em três categorias: Administração Pública, Serviços Públicos e Democracia. Na avaliação, foram considerados critérios como caráter inovador, relevância social e envolvimento de recursos humanos. Os cases vencedores são publicados no Anuário TI & Governo 2014, um guia sobre o setor de Tecnologia da Informação que é distribuído em todos os níveis de governo – federal, estadual e municipal – empresas públicas, autarquias e órgãos do Legislativo e do Judiciário em todo o país, empresários e executivos de empresas, e fornecedores de soluções em TI, além de ser publicado no portal www.forumeditorial.com.br.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *