Blog

Secretaria Estadual de Saúde monta centro de hidratação em hospital de Cordeiro

Centro atenderá pacientes com suspeita de dengue

untitledEm virtude do crescente número de notificações de casos de dengue, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) montou, neste sábado (30/01), um centro de hidratação para ajudar no atendimento à pacientes com a doença, no Hospital Antônio Castro, no município de Cordeiro.

– A participação da população de Cordeiro e de toda a região será fundamental para reverter a situação. Neste momento, precisamos da união de todos, sabemos que o combate efetivo depende de cada um. Conhecemos as dificuldades dos municípios e sabemos que o apoio do Estado é muito importante – afirmou o novo secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio de Souza Teixeira Júnior.

Os pacientes com suspeita da doença vão passar por uma consulta prévia para fazer a classificação de risco e, após avaliação médica, encaminhados às poltronas de hidratação. Além de receber soro, os pacientes também vão poder fazer exames de sangue, para conferir o número de plaquetas.

– A mobilização popular é essencial. Trata-se de um mosquito domiciliar, sabemos que a maior parte dos focos está nas residências das pessoas. Dez minutos por semana são suficientes para acabar com possíveis focos, evitando a água parada – concluiu o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Campanha 10 Minutos Salvam Vidas – O vírus da Dengue é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a Zika e a Chikungunya. Portanto, a forma mais eficaz de se prevenir é combatendo o Aedes aegypti, diminuindo ao máximo o número de focos. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lançou a campanha 10 Minutos Salvam Vidas para incentivar a população a tirar 10 minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em suas casas. A campanha inclui também a produção de material informativo e realização de capacitação para profissionais de saúde das redes pública e privada.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.