Secretário Sérgio Côrtes anuncia projeto de cirurgias oftalmológicas em todo estado

Em entrevista a uma emissora de rádio, o secretário de Estado de saúde, Sérgio Côrtes, anunciou nesta segunda-feira (17) a criação de projeto que ajudará a reduzir o tempo de espera por cirurgias oftalmológicas. É o “Visão em Movimento”, que levará de forma itinerante equipes de oftalmologistas que, além de avaliações, também realizarão cirurgias desta especialidade nos moradores das várias regiões do estado.

– A fila de espera para cirurgias oftalmológicas é grande e formada, principalmente, por idosos que possuem catarata. Para reduzir o tempo de espera nesta fila, chegaremos às cidades e faremos atendimento e cirurgias em regime de mutirão, utilizando a forte estrutura que temos de Hospital de Campanha. O projeto se assemelha ao serviço de tomografia móvel, que já atende os 92 municípios do estado e que acabou com a fila de espera para exames de imagem – explicou o secretário.


Mutirão de cirurgia ortopédica – O Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), em Paraíba do Sul, será a unidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro que participará do mutirão nacional de cirurgias ortopédicas, que tem o objetivo de reduzir as filas de espera por esse tipo de procedimento. Em todo o Brasil, o grande esforço será de 17 a 21 de setembro. No Dona Lindu, o mutirão acontece entre 15 e 23 de setembro, possibilitando que mais de 100 pacientes sejam submetidos a procedimentos de média e alta complexidades, em ombro, joelho, mão, coluna, pé e quadril.


Só no último fim de semana (15 e 16), os médicos do HTODL já operaram 15 pacientes.

Especialista em cirurgias ortopédicas de quadril, o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, fará parte do time que colocará a mão na massa e mudará a vida dos pacientes que aguardam as intervenções. Dentre as pessoas que podem ser operadas pelo secretário estadual, estão moradores de Maricá, Resende, Mendes, Nova Friburgo, Cabo Frio.


– São moradores de todo o estado que serão beneficiados pelo mutirão. Pessoas que já estão pré-inscritas, que estavam aguardando na fila. O Hospital Dona Lindu iniciou as suas atividades há dois anos. Realizamos cirurgias ortopédicas de alta complexidade já visando esse grande problema que é a fila. E hoje esse hospital já está em segundo lugar no Brasil no número de cirurgias ortopédicas de alta complexidade e será o hospital que mais vai realizar cirurgias no mutirão nacional, dentre todos os hospitais que vão participar – destacou Côrtes durante entrevista a rádio.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro 
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *