Secretários de Saúde e Educação Encerram Semana de Mobilização Saúde na Escola

Na tarde desta sexta-feira, 9 de março, os secretários municipais de Saúde e Defesa Civil e de Educação, Hans Dohmann e Cláudia Costin, participaram do encerramento das atividades da Semana de Mobilização Saúde que teve como tema Prevenção e Controle da Obesidade. O evento aconteceu na Escola Municipal Francisco de Paula Brito, na Rocinha.


Na ocasião, o secretário de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, reforçou com os alunos da escola a importância da boa alimentação. “É fundamental se alimentar de forma correta para que vocês possam crescer com saúde e evitar doenças como hipertensão e diabetes. A Secretaria de Saúde tem o Instituto de Nutrição Annes Dias, responsável pela alimentação produzida nas escolas, que elabora o cardápio e fiscaliza o que é produzido de forma criteriosa”, comentou o secretário. 

Durante o evento, os participantes assistiram a apresentações culturais e a mostras de trabalhos dos alunos; participaram de atividades físicas; oficinas de culinária com orientações sobre alimentação saudável; avaliação antropométrica com medição de peso e altura dos alunos; escovação dentária supervisionada, entre outras atividades.

Os dados mais recentes de monitoramento de saúde dos escolares, realizado com alunos do 9º ano da rede municipal do Rio de Janeiro e da Pesquisa Nacional de Saúde dos Escolares, apontam que 80% deles gastam mais de quatro horas por dia com TV, videogame ou computador; 70% comem vendo TV em três dias ou mais por semana; 17,3% apresentam excesso de peso e 2% estão abaixo do peso; e 43% consomem refrigerante cinco dias ou mais por semana.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *