Semana do Bebê Carioca e da Educação Infantil unem Secretarias com atividades voltadas para primeira infância

Eventos marcam mobilização social pela garantia dos direitos da primeira infância

O Parque de Madureira se transformou em um grande parque de diversões para bebês e crianças com até seis anos de idade. Shows da cantora e compositora Bia Bedran, do artista Zezuca e de integrantes do grande Circo do Marcos Frota animaram a criançada durante toda a manhã, além de pula-pula, piscina de bolas, cama elástica e muita pipoca, picolé e algodão doce pra garotada. O evento, que reuniu cerca de duas mil pessoas entre profissionais das secretarias de Saúde e Educação, mães, pais e crianças na Praça do Samba, marcou a cerimônia de abertura oficial da 3ª Semana do Bebê Carioca e da 2ª Semana da Educação Infantil, com apoio do UNICEF e parceria com diversas instituições.

Para o subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, Daniel Soranz, o evento é um momento de troca de experiências de profissionais de diversos setores para discutir o desenvolvimento na primeira infância.

“Esse é o primeiro ano que estamos atuando juntos na mesma semana. A partir de agora, será sempre dessa forma. Temos diversos desafios pela frente e o plano municipal vai contribuir muito para que possamos assegurar os direitos da criança, como atendimento de qualidade nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde. Além disso, vamos discutir outros pontos fundamentais para garantir uma primeira infância saudável, a diminuição das taxas de cesarianas, que é a principal causa de nascimento prematuros, e a amamentação”, afirmou.

Rosane Rito, coordenadora de Aleitamento Materno da Secretaria Municipal de Saúde, destacou que o evento tem importância fundamental para chamar a atenção da sociedade carioca para a primeira infância, fase da vida em que a criança está em pleno desenvolvimento físico, emocional e social. Já a musa da 3ª Semana do Bebê Carioca e da 2ª Semana da Educação Infantil, Jorginete de Jesus Damião Trevisani, 37anos, que é nutricionista, ressaltou a importância do aleitamento para a relação entre a mãe e o bebê.

“O aleitamento me ajudou a conhecer mais meu filho, Francisco, que tem quatro meses e três semanas. Quando você amamenta, você tem a segurança de que está tudo bem. Reunir nesse evento profissionais de Saúde e Educação foi uma decisão sábia e acertada. A educação, na creche, precisa mostrar também a importância do momento da amamentação, que pode ser apoiado de diversas formas”.

A coordenadora de Educação Nazareth Vasconcelos garantiu que outros eventos como este acontecerão ao longo do ano. “Esse é o momento de aproximação com os pais. A ideia principal é estimular a convivência mais próxima entre a escola e a família, pelo bem das crianças”.

Semana terá atividades especiais – Durante toda a semana haverá uma grande mobilização social, cujo objetivo é tornar prioridade o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos de idade. Com o tema central “Múltiplos Olhares para a Primeira Infância”, a proposta é realizar, na semana de 26 a 30 de agosto, oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais em diversas instituições ligadas à saúde e à educação, com discussão sobre os temas transversais: amamentação, paternidade, desenvolvimento, aprendizagem e inclusão. A Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia desenvolverá uma programação especial nas seis Naves do Conhecimento (espaços digitais comunitários de alta tecnologia) com exibição de filmes e exposições sobre o tema.

Os professores de educação física que integram as equipes da Academia Carioca de Saúde vão adaptar as atividades realizadas diariamente. Na sexta-feira, dia 30 de agosto, as aulas serão focadas na discussão dos temas transversais. Depois da aula, as alunas e seus bebês (filhos ou netos) serão convidadas a participar de carreata, que é a caminhada no trajeto habitual de cada Academia empurrando os carrinhos.

Entre os parceiros engajados nas atividades, estão as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Cultura, Secretaria de Estado da Defesa Social e Direitos Humanos, Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia, ONG Amigas do Peito, Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, IBFAN-RIO, Amamentação.com, Elos da Saúde, Projeto Villa-Lobos, Movimento Down, Conselho de Fonoaudiologia.

Segundo estudos médicos, os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Além de valorizar o investimento nesse momento da vida pela criança em si, também é preciso considerar que nessa fase da vida, os pequenos desenvolvem grande parte do potencial cognitivo que terão quando adultos. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

A importância da amamentação também é ressaltada pelos médicos, já que esta fase representa a base para o pleno crescimento e desenvolvimento, com grande impacto na redução da morbimortalidade infantil. O vínculo entre o bebê e a mãe é um dos aspectos fundamentais que é fortalecido por meio da amamentação. É através da mãe que o bebê começa a conhecer o mundo. Apesar dos esforços, estudos comprovam que amamentar ainda é uma prática pouco realizada e que exige investimentos para o seu resgate.

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve uma série de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, como por exemplo, Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Bancos de Leite Humano e Rede de Postos de Recebimento de Leite Humano Ordenhado e Acolhimento Mãe-Bebê. Esse conjunto de ações vem demonstrando impacto na prevalência de aleitamento materno exclusivo (AME) e do aleitamento materno (AM).

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *