Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Nova Friburgo tem Exposição Darwin now: vida e obra de Charles Darwin

unnamedA Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior de Nova Friburgo – Região Serrana do Estado do Rio – está apresentando a exposição “Darwin now: vida e obra de Charles Darwin” como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Esta versão da exposição reedita a contribuição do Conselho Britânico (British Council) às celebrações internacionais em comemoração ao bicentenário do nascimento de Charles Darwin e ao 150º aniversário da publicação de seu livro revolucionário “A origem das espécies e a seleção natural”, no qual elaborou os princípios de sua teoria da evolução das espécies pelos meios da seleção natural.

Nova Friburgo é um dos poucos municípios do Estado do Rio de Janeiro selecionados para receber essa exposição, composta por 17 painéis de 70cm x 90cm, ilustrados, com textos em português, por meio dos quais são exploradas a vida e a obra do naturalista britânico Charles Darwin e o impacto que suas ideias sobre a evolução das espécies ainda provocam.

Além do mapa da viagem de Charles Darwin no H. M. S. Beagle, com as regiões costeiras de todo o hemisfério sul visitadas, 14 temas são abordados: quem foi Darwin; redes globais; teoria de Darwin: hereditariedade, variação, seleção; reações; evidência para a evolução – naquela época; evidência para a evolução – hoje em dia; A evolução desafia a religião? Como surgem as novas espécies? Humanos em evolução; como a música evolui?; Como evoluem os genomas? Evolução íntima? Uma síntese maior? Por que tantos?

A exposição integra as ações do projeto “Darwin na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” coordenado em âmbito estadual pela Casa da Ciência – UFRJ e Departamento de Geologia – UFRJ, com apoio do Conselho Britânico (British Council) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em Nova Friburgo o projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, com o apoio do Sanatório Naval de Nova Friburgo e da Usina Cultural Energisa.

SOBRE CHARLES DARWIN E SUA PASSAGEM PELO BRASIL – Poucos nomes na história da ciência são tão celebrados quanto Charles Darwin. Suas ideias revolucionárias hoje são pilares da biologia e da genética e estão presentes em muitas áreas da ciência moderna. A obra de Darwin dá uma perspectiva sobre algumas das mais importantes questões presentes no século 21 e esta exposição aborda algumas reações contemporâneas às teorias evolucionistas de Darwin, explorando como avanços em campos tão diversos como geologia e economia influenciaram este pensamento. Fato ainda desconhecido por muitos são as passagens de Darwin pelo Brasil durante sua viagem pelo mundo a bordo do navio Beagle. Em 1832, Darwin passou por Fernando de Noronha, Salvador, Abrolhos e Rio de Janeiro realizando uma excursão ao Norte Fluminense e em 1836, e no retorno à Inglaterra, seu navio aportou em Salvador e Recife.

Ao retornar para a Inglaterra, seguiu dedicando-se ao estudo das ciências naturais e celebrizou-se pelo desenvolvimento da Teoria da Evolução das Espécies pela Seleção Natural, que foi apresentada, de forma compartilhada, com Alfred Wallace, em 1º de julho de 1858, na Linnean Society, em Londres.

SOBRE O CONSELHO BRITÂNCIO (British Council) – O Conselho Britânico (British Council) é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. O conselho é uma organização apolítica que trabalha em conjunto com o governo britânico. Para mais informações, basta visitar o sitewww.britishcouncil.org.br.

CALENDÁRIO – A exposição “Darwin Now: Vida e Obra de Charles Darwin” já esteve no Colégio Municipal e Colégio Estadual Rei Alberto I, em Salinas; Escola Municipal Maximilian Falck, Mury; C. E. Prof. Carlos Côrtes, Catarcione; C. E. Padre Franca, Estrada Mury-Lumiar; e Colégio Nossa Senhora das Dores, no Centro.

A mostra ainda segue para a Casa do Velho Marinheiro, do Sanatório Naval de Nova Friburgo – Avenida Governador Geremias de Mattos Fontes, s/n, Centro, de 29 de setembro a 12 de outubro; e Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55, Centro), de 13 a 27 de outubro.

Mais informações pelo telefone (22) 2525-9209 ou no site ciencianf.wix.com/projetos.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *