Simpósio sobre Proteção Radiológica e Qualidade em Intervenção Cardiovascular para Órgãos Reguladores

O Simpósio sobre Proteção Radiológica e Qualidade em Intervenção Cardiovascular para Órgãos Reguladores será realizado de 9 a 11 de outubro, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os temas em debate incluem a proteção radiológica de pacientes e profissionais na intervenção cardiovascular e pontos relacionados ao sistema regulatório brasileiro e de outros países. Haverá também visitas organizadas a um serviço de cardiologia, com o objetivo de discutir aspectos práticos essenciais de proteção radiológica em situações reais dentro de uma sala de hemodinâmica.

O evento integra projeto parcialmente financiado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e coordenado pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) para otimização de doses ministradas a pacientes e profissionais durante procedimentos cardiológicos intervencionistas e treinamentos para físicos médicos, profissionais da área médica e dos órgãos reguladores. Outras seis instituições nacionais estão envolvidas no trabalho, entre elas a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear.

O grupo atua disseminando a importância da proteção radiológica na intervenção cardiovascular, participando em cursos, congressos e mediante a elaboração de material didático e de divulgação.

Desde o ano passado, já foram realizados dois workshops para profissionais de cardiologia intervencionista, em São Paulo e Porto Alegre, com a presença de profissionais das diversas áreas. Neste simpósio, haverá participação de um especialista estrangeiro da AIEA e de professores destacados na área.

O encontro, que tem número limitado de inscrições, é patrocinado pelas contrapartes do projeto e pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Algumas palestras serão ministradas em espanhol. Inscrições podem ser realizadas no site do Hospital das Clínicas, na área de cursos. Para acessar, clique aqui.

FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br/

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *