Simulado do Sistema de Alerta e Alarme mobilizou agentes da Defesa Civil em 20 pontos de Teresópolis

Teresópolis, 11 de junho de 2012 – Na manhã do último domingo, dia 10, a Prefeitura realizou um simulado para verificar o funcionamento das 20 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme implantado pela Defesa Civil Estadual em Teresópolis. Acionadas simultaneamente, por sistema remoto através da internet, na Sala de Operações da Defesa Civil Municipal, todas as sirenes soaram. Apenas a sirene instalada no Fischer precisou ser acionada manualmente. O teste foi acompanhado por agentes da Defesa Civil Municipal, por representante da Secretaria Estadual de Defesa Civil e por radioamadores.

A simulação, que acontece todos os meses, sempre no dia 10, tem o objetivo de verificar, dentro de um período de normalidade, se há necessidade de reparos ou ajustes. “A ação deste mês não contou com a mobilização da comunidade. Fizemos o teste apenas para verificação do sistema e para checar alguns pequenos problemas e a melhor forma de os solucionarmos. Quando é constatada alguma falha, uma equipe de manutenção inicia, imediatamente, os reparos necessários”, explicou o Coronel Roberto Silva, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil. Segundo ele, o sinal de internet não estava funcionando no Fischer e, por isso, foi necessário o acionamento manual do sistema na localidade. “A sirene do Fischer está instalada em um vale e, por isso, o sinal da internet oscila. Estamos avaliando, juntamente com os técnicos responsáveis, a melhor forma de solucionar esta questão”, detalhou o Secretário.

O Tenente-Coronel Leal, responsável pela Defesa Civil Estadual na Região Serrana, também acompanhou o simulado. “É muito importante a verificação periódica do sistema e a análise se as sirenes estão tocando, em períodos de normalidade, dentro dos padrões esperados para que, em caso de necessidade real de acionamento, não haja nenhum problema”, disse o Tenente-Coronel Leal.

Atualmente, Teresópolis conta com 20 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 12 comunidades: Rosário (2), Perpétuo (2), Pimentel (1), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Quinta Lebrão (2), Fischer (1), Granja Florestal (2), Caleme (2), Caxangá (1) e Corta Vento (1).

Sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em Teresópolis foram acionadas simultaneamente, por sistema remoto através da internet, na Sala de Operações da Defesa Civil Municipal

Cel. Roberto Silva, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, e Tem. Cel. Leal, da Defesa Civil Estadual, durante simulado do Sistema de Alerta e Alarme


FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *