SMS vacina 213 mil em Dia de Mobilização Contra Febre Amarela

Desde o começo do ano mais de 400 mil doses foram aplicadas em toda cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vacinou somente neste dia de mobilização, 213 mil pessoas. A soma das vacinas aplicadas desde o início do ano já ultrapassa a marca de 400 mil doses. A partir da segunda-feira, dia 27, a vacina estará na rotina de imunização das 233 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h ao meio-dia.

A cidade do Rio não é área de ocorrência da doença e a vacinação no município acontece de forma preventiva. A SMS reforça que o insumo tem contraindicações importantes que serão rigorosamente seguidas pelos profissionais de saúde, para reduzir os riscos de ocorrência de reações adversas nas pessoas que receberem o insumo.

A vacina da febre amarela não é recomendada para gestantes, mulheres que estejam amamentando crianças menores de 6 meses, pessoas acima de 60 anos, crianças menores de 9 meses e a pessoas com alergia a algum componente da vacina e a ovo e derivados. Pacientes em terapias imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes, transplantados de medula óssea, com histórico de doença do timo e com problemas neurológicos de natureza desmielizante, como Síndrome de Guillain-Barré e ELA, também não devem tomar a vacina. Em caso de dúvidas, o paciente deve conversar com o seu médico para as devidas avaliações e orientações.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *