SMSDC Inaugura a 67ª Clínica da Família da cidade, na Pavuna

Cobertura de saúde da família já beneficia mais de 38% da população carioca


 A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil inaugurou na manhã desta terça-feira, 18, a Clínica da Família Manoel Fernandes de Araujo “Seu Neco”, na Pavuna. A 67ª clínica da família da cidade vai beneficiar 21 mil moradores da região. Localizada na Praça Edmundo da Luz Pinto, s/nº, a unidade conta ainda com o 61º Centro de Convivência do Idoso.


Atualmente, a cobertura de saúde da família na área de Madureira e Adjacências beneficia mais de 30% da população local. Em 2009, o percentual era de apenas 3,9%. Em toda a cidade, mais de 2,4 milhões de pessoas são atendidas por equipes de saúde da família.


“Inaugurar a Clínica da Família Manoel Fernandes de Araujo ‘Seu Neco’ é dar mais um passo no cumprimento de um dos compromissos mais importantes da nossa gestão, aumentar a cobertura em saúde com a qualidade e a atenção que a população carioca merece”, comenta o secretário Hans Dohmann.


A nona clínica da família da região, que recebeu investimentos de R$ 3,5 milhões, contará com seis equipes de saúde da família e três de saúde bucal. Cada equipe de saúde da família fará, em média, 400 consultas médicas por mês, totalizando 2.400 consultas mensais, além dos demais procedimentos, serviços e consultas de enfermagem e dos agentes de saúde


Mais de 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas e auxiliares, vão trabalhar na clínica. No local, os pacientes vão passar por procedimentos ambulatoriais e  consultas com médicos, equipe de enfermagem e agentes de saúde. Será possível, também, realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal e doenças crônicas, e distribuição de medicamentos.


Também será instalado no local o 61º Centro de Convivência do Idoso, que conta com Sala de Bem Estar, com atividades supervisionadas para os pacientes e atendimento específico para a terceira idade. No Centro, há um clínico exclusivo fazendo o acompanhamento ambulatorial e os idosos participam de atividades multidisciplinares com círculos de leitura, aulas de dança, programação cultural, aulas de informática e fisioterapia.


A nova Clínica da Família terá em sua estrutura seis consultórios, sala de ultrassom, sala de raios-x, sala de observação clínica com 3 leitos, sala de procedimentos, sala de curativos, sala de imunização, salas de coleta, de hipertensão, de reunião, dos profissionais, auditório, sala de saúde bucal, farmácia e almoxarifado.


A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h, às 12h.  



FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro 
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *